Já conhece o Núcleo de Apoio ao Docente e Discente (NADD) da Universidade Ceuma? O NADD existe para você, professor ou aluno, para o auxiliar diante das rotinas e dos desafios que surgem ao longo da formação acadêmica e profissional.
Pensando nisso, foram promovidos debates com calouros dos cursos de Direito e Biomedicina do campus Turu, nos dias 22/02 e 06/03, e no dia 05/03 com calouros do campus Renascença, em parceria com Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Ceuma.
Os encontros foram pensados para ambientar discentes calouros à rotina acadêmica e demais responsabilidades pessoais, oferecendo apoio motivacional e reafirmando o papel da Universidade Ceuma para com sua comunidade.
Sob o constante compromisso com a saúde emocional e o bem-estar pessoal, acadêmico e profissional de professores e alunos da Universidade Ceuma, o Núcleo de Apoio ao Docente e Discente (NADD) vem realizando ações de acolhimento, dinâmicas integrativas e demais atividades para explorar o potencial de cada indivíduo.
Dessa vez, nos dias 20, 21 e 22 de março, calouros da Universidade Ceuma dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Design, Enfermagem, Fisioterapia, Engenharias Civil, Mecânica e da Computação, e Publicidade e Propaganda puderam participar de atividades realizadas pelo Núcleo.
Na ocasião, buscou-se oferecer apoio e incentivar a jornada acadêmica de cada discente, informando-os sobre a importância da implementação de rotinas acadêmicas e de se assumir responsabilidades pessoais.
Cuidar daqueles que prezam pelo aprendizado de nossos graduandos também é a missão do Núcleo de Apoio ao Docente e Discente (NADD) da Universidade Ceuma.
Por isso, foi realizado, nos dias 14/03 e 26/03, o projeto ENADD Docente, com o intuito de auxiliar educadores na elaboração das avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).
A ação foi destinada aos docentes dos cursos de Design de Interiores (Presencial e EAD), Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia da Computação, Sistemas de Informação (EAD), Letras (EAD) e Pedagogia (EAD)
No dia 02/02, o Núcleo de Apoio ao Docente e Discente (NADD) da Universidade Ceuma realizou um encontro formativo com docentes do curso de Biomedicina, para auxiliá-los na elaboração de provas regimentais e substitutivas dos discentes do curso.
A ação foi desenvolvida para atender o compromisso com um ambiente acadêmico justo e de excelência para universitários e professores, possibilitando a aplicação de avaliações alinhadas aos objetivos educacionais ministrados em sala de aula
Prezando pela adequação do acesso à educação para todos, o Núcleo de Apoio ao Docente e Discente (NADD) promove minicursos de conversação em LIBRAS, com intuito de difundir na comunidade acadêmica a importância e a necessidade do aprendizado da língua enquanto canal de comunicação da comunidade surda.
O projeto está sendo realizado e se estende a educadores, profissionais técnicos e, atualmente, também se destina aos discentes da Universidade Ceuma. A ação visa auxiliar os participantes na formação em LIBRAS e pretende dar um passo para a inclusão e acessibilidade em nossa comunidade acadêmica.
Com o intuito de assegurar a aplicação das políticas públicas de educação inclusiva do ensino superior, o NADD, a partir do semestre letivo de 2016/2 teve sua função educacional ampliada ao vincular à sua estrutura de funcionamento, o Núcleo de acessibilidade da Uniceuma, cuja primeira missão foi centrar-se na organização de orientações legais e metodológicas para a criação do Núcleo de acessibilidade a partir do qual foi possível a elaboração do “ Plano de Promoção da acessibilidade e dos direitos das Pessoas com deficiência na UNICEUMA”.
Ampliando os meandros da Educação Inclusiva e reforçando o seu compromisso ético-político, o NADD conduziu a quarta formação para os profissionais dos cursos EAD (Educação à Distância) da Uniceuma, no dia 16/4/2024. Na oportunidade, a Coordenadora do NADD, Profa. Ma. Melanie Polary dissertou sobre a importância da educação inclusiva e suas leis, a inclusão no ensino superior voltado para o contexto da Uniceuma, assim como, as atribuições do ledor e transcritor. Evidenciou-se sobre a importância de um atendimento por meio da leitura e técnicas primordiais na formação de ledor e transcritor.
A rotina acadêmica possui diversas tonalidades e uma dessas nuances diz respeito ao estado psico-emocional, pensando nessa premissa de acolhimento e promoção da saúde mental no ensino superior, o Núcleo de Apoio ao Docente e Discente (NADD) possibilitou através do seu projeto de Ansiedade: Inquietação x Equilíbrio, momentos de discussão com os discentes dos respectivos cursos de Direito, Biomedicina e Psicologia, nos dias 23 e 24/04.
Na ocasião, exploraram sobre os erros e vieses comuns na ansiedade, ou seja, as distorções cognitivas na forma como cada indivíduo em sua singularidade interpretam suas experiências, oportunizando aos alunos fomento de argumentação e escuta ativa no âmbito grupal, bem como, ressignificação e desmistificação do campo da ansiedade estando aliado à sua rotina acadêmica e culminando em um momento de relaxamento com os presentes, através da meditação.
O que é ansiedade para você? Você sabia que a ansiedade é uma defesa inerente ao ser humano? O termo ansiedade é repetidamente utilizado no âmbito das relações humanas. Ela pode ser preservadora, mas o desconforto que ela provoca nos chama ao cuidado.
Uma vez inserido no contexto universitário, a temática ganha mais notoriedade e os alunos queixam-se de diversas dificuldades originadas pela ansiedade. Uma dessas dificuldades tem sido a apresentação de trabalhos acadêmicos, pois, uma vez que se expõem a situações aversivas, não apresentam respostas adequadas e essas situações tendem a gerar sofrimento. Você já sentiu algum impacto da ansiedade em suas apresentações de trabalhos acadêmicos?
Diante de tudo isso e a fim de desenvolver estratégias de enfrentamento da ansiedade em situações de apresentação de trabalhos acadêmicos a Equipe NADD, esteve no dia 11/05 com alunos do curso de Direito e Enfermagem entre dinâmicas, roda de conversas, escritas terapêutica, compartilhamento de experiências e a culminância se deu com atividades de relaxamento com os participantes.
A fim de enriquecer as discussões e reflexões acerca do aprimoramento do atendimento ao público diante da demanda de acessibilidade e inclusão e situações envolvendo saúde mental, o NADD elaborou o projeto “Humanidade frente ao atendimento ao público: situações envolvendo a saúde mental e a Educação Especial na Universidade Ceuma” que estruturou-se mirando no compartilhamento de orientações para atuação profissional frente a situações envolvendo estas demandas na UNICEUMA.
Para tanto, organizou-se a ação em quatro eixos de trabalho, a saber: I. A humanidade frente ao atendimento ao público; II. As deficiências e transtornos mais frequentes na IES, a partir da visão do NADD; III. Inclusão e diversidade e a importância no atendimento ao público; e IV. Saúde mental na Universidade: do entendimento às responsabilidades. Para o desenvolvimento das atividades o Núcleo esteve com 30 colaboradores de 12 setores diferentes da IES, nos dias 04, 11 e 18 de setembro e contou com a parceria da Clínica-escola de Psicologia da Uniceuma através da Profa Helena Rúbia e da preceptora Aline Reis.
Partindo do princípio de que o Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (NITE) orienta os membros das EJs a primarem pelo comportamento ético-profissional, foi solicitado ao NADD intervir com a finalidade de escuta, abertura para um diálogo crítico-reflexivo e a promoção de psicoeducação nas EJs.
Com a atividade intitulada “Ética profissional e Responsabilidade social das Empresas Juniores no contexto da UniCeuma” o NADD esteve no coworking das EJs, no dia 22/08, realizando uma das ações de parcerias com o NITE. No ensejo, as atividades desenvolvidas e as reflexões propostas sustentaram-se no tripé: Carreira, plano de Carreira e maturidade profissional, para tanto, levou-se em consideração que a ética e a responsabilidade social são valores fundamentais para as Empresas Juniores (EJs), orientando todas as suas atividades e decisões. A ética empresarial é importante para promover um ambiente mais justo e sustentável, e as empresas têm a responsabilidade de agir de forma ética em todas as suas decisões e ações.
A Campanha do Setembro Amarelo promovida pelo NADD, buscou como protagonismo a escuta ativa e sensibilidade das emoções e sentimentos. O campo acadêmico requer a responsabilização, a pesquisa e a preparação de uma formação profissional dos discentes para o mercado de trabalho, com o intuito de promover a saúde mental, no ensino superior, o Núcleo procurou aguçar o refinamento dos nossos discentes, docentes e funcionários da UNICEUMA através da tríade: escuta ativa, a sensibilidade e a singularidade de cada indivíduo, com a Ação: “Sente aqui, se você tem medo de expressar o seu sentimento e sente aqui também se você os expressa sem medo.”
A campanha ocorreu nas seguintes datas: 17/09 (Campus Renascença) e 19/09 (Unidade Turu), onde a comunidade educacional da UNICEUMA, debruçou-se em textos narrados via áudio, onde puderam refletir sobre as preciosidades e intempéries do viver, bem como, ressignificar novos ensaios para as singularidades de suas existências.
Em alusão ao dia dos professores (15/9), o NADD ofereceu um momento de recepção e acolhida na sala dos professores aos docentes da Universidade Ceuma, no Campus Renascença (15/9) e na Unidade Turu (17/9) com a coletânea de poesias de autores renomados do universo da poesia brasileira e mundial, tendo como culminância a publicação do livro: Poeme-se, promovido pelo Núcleo. Ofertou-se aos nossos docentes através do encantamento das palavras, o despertar de sucessivas emoções e sentimentos, tal como, a ampliação de conhecimento e didática para que possam levar a poética da poesia para reflexão pessoal e socialização para suas respectivas salas de aulas em exercício com os alunos.
A Formação de Líderes promovida pelo NADD no dia 19/10 se propôs a fomentar o diálogo colaborativo e cooperativo entre os representantes de turma da Universidade Ceuma, do 1º aos 3º períodos, dos Cursos presenciais de graduação da IES.
Para tanto, as atividades desenvolvidas pautaram-se na temática “Protagonismo e liderança: elo cooperativo da política estudantil na UNICEUMA”, assim partimos da premissa de que o Representante de turma é um agente transformador da sua IES e por isso requer do discente protagonismo, cooperação e ética na universidade, a fim de que ele seja uma referência para seus colegas de turma.
Na ocasião, a Equipe NADD desenvolveu atividades lúdicas e práticas, os líderes e vice-líderes foram encorajados a desenvolver pensamentos estratégicos, fundamentados no Guia de Orientações para representantes de turma produzido pelo NADD, a fim de nortear suas habilidades e competências no exercício da sua função.
A oratória é uma habilidade essencial para qualquer profissional, mas aos operadores do Direito é um instrumento fundamental. Dominar a arte da oratória é crucial para persuadir, argumentar e defender seus clientes com eloquência e convicção. Manter o controle emocional durante debates jurídicos é essencial para garantir uma apresentação eficaz e persuasiva. É fundamental que advogados e outros profissionais do Direito dominem suas emoções para que suas argumentações sejam claras, convincentes e, acima de tudo, respeitosas.
Pensando nessa configuração, o NADD em parceria com a Coordenação do Curso de Direito elaborou a criação do referido curso de Oratória para os acadêmicos, sendo executado no Campus Renascença nos dias (04 e 05/11) e no Campus Turu (07 e 08/11) estando como temáticas, as seguintes propostas: as vantagens de uma comunicação eloquente e técnicas de controle emocional em debates jurídicos.
Quais as suas expectativas para 2024.1 no campo acadêmico-profissional? Como está sua rotina? Quais as suas estratégias de estudo para este semestre? Seus hábitos te aproximam ou te distanciam daquela expectação para o semestre? Estas e outras perguntas podem ser respondidas na direção do desenvolvimento de um autoestudo eficiente.
A ampla gama de modelos de ensino, bem como a de aprendizagem nos convocam a atentar para como aprendemos, qual ou quais os estilos de aprendizagens são mais proeminentes em nossos processos de construção de conhecimento.
Atrelado a isto, é indispensável a adoção de condutas favoráveis à assunção de responsabilidades, ao estabelecimento de prioridades, ao gerenciamento do tempo e à organização dos estudos. E, por último, mas não menos importante, as nossas aspirações acadêmico-profissionais encontram espaço em nossos projetos de vida?
Foi caminhando por estes questionamentos e premissas que a Equipe NADD, desenvolveu no dia 23/04 o Projeto Desenvolvendo o Autoestudo Eficiente para os cursos de Psicologia e Enfermagem.
Em tempos de tanta brutalidade dos sentimentos, dialogar sobre a morte, perda e luto ainda é um tabu em nossa sociedade e a nossa cultura ocidental ainda reforça os mitos das nuances da morte e seus elementos que também tornam-se vitais para compreendermos a vida. Assim, ao nos depararmos com a morte, de um ente querido, ou um desconhecido, pode ser a possibilidade de nos questionarmos: “como estou vivendo a minha vida?”, “Qual tem sido a qualidade dos meus vínculos interpessoais?”
Diante disso, acreditamos que enlutar-se, ou acompanhar o processo de enlutamento de alguém a nossa volta requer respeito ao tempo de elaboração dos momentos de falta latente e ao modo como repercute essa perda ao longo dos dias.
Por isso, as atividades do projeto “Lidando com o luto’’ realizadas no dia 07/08 em uma turma de Curso de Graduação, mediante à solicitação prévia da respectiva coordenação, em virtude, do falecimento de uma discente da IES, foram desenvolvidas visando o acolhimento e reflexões para a elaboração das dores viscerais dos discentes, visto que, fazem-se necessárias a escuta ativa e a verbalização dos discentes que compõem a turma, pois é através da fala que o ser humano se conecta com a sua subjetividade e visão de mundo, expondo o seu ponto de vista e, estando totalmente entregue nesta configuração, pode elaborar com mais afinco sobre as suas dores, feridas, incômodos, alegrias e partilhado disto no âmbito grupal, cada aluno tem a oportunidade de conectar-se com a verbalização do seu colega.