Notícias

Data de publicação - 08/04/2024

Núcleo de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Prefeitura da Universidade Ceuma promovem ação sustentável

A Universidade Ceuma vem promovendo ações sustentáveis ​​como a que ocorre a cada intervalo dos semestres com a reforma das carteiras universitárias. Para a ação são realizadas triagens, seleção e encaminhamento destes equipamentos a uma empresa parceira que promove esses reparos. Conforme descrito na meta 12.5 da ODS, “Até 2030, reduza o benefício da geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso”, reformar as carteiras de forma preventiva impacta positivamente o meio ambiente, minimizando a geração e provisão ambientalmente contida de resíduos sólidos. A ação é resultado da parceria entre o Núcleo de Meio Ambiente e Sustentabilidade (NUMAS) e a Prefeitura da Universidade Ceuma, que promovem, além desta, outras ações que atendem aos (ODS), que contemplam a Agenda ONU 2030 durante todo o ano letivo. 

Data de publicação - 26/04/2024

Núcleo de Meio Ambiente e Sustentabilidade - NUMAS promove ação em alusão ao Dia da Água

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data criada pela a Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de alertar a população sobre a necessidade de preservação desse recurso natural vital. No Brasil, o tema escolhido pela Agência Nacional de Águas no ano de 2024 é “A Água nos Une, o Clima nos Move”, trazendo a reflexão sobre a necessidade de um debate sério sobre segurança hídrica como algo permanentemente ligado, também, à agenda da mudança climática e sustentabilidade ambiental.

Pensando nisso, o Núcleo de Meio Ambiente e Sustentabilidade (NUMAS) em parceria com alunos dos cursos de Farmácia e do Mestrado em Meio Ambiente, promoveu, na última sexta feira, uma ação para questionar a comunidade acadêmica como anda a segurança hídrica nas suas casas, dentro da universidade e fora. Na ocasião, foram selecionados 10 voluntários que ofereceram suas garrafinhas de água e de uso pessoal a uma análise microbiológica, pela qual será possível avaliar a limpeza delas.

A Coordenadora do NUMAS, profa. Me. Marylin Farias explica que o principal objetivo desta atividade é conscientizar os alunos, sobretudo, da Importância da limpeza adequada das suas garrafas. “O tema escolhido para este ano sugere uma investigação dos efeitos das mudanças climáticas na qualidade da água e na disponibilidade da água, e também sobre segurança hídrica. Por definição o termo ‘segurança hídrica’ inclui limpeza, conservação e manutenção da qualidade da água para consumo próprio e isso fez com que a gente criasse essa ação de correlação, onde o aluno vai observar, por exemplo, se ele está conseguindo ou não limpar sua garrafinha de forma adequada e, assim, manter a segurança hídrica para o seu consumo de água potável” esclareceu a professora.

Data de publicação - 26/04/2024

II Conferência Metropolitana da Grande São Luís reúne poder público e sociedade civil

A II Conferência da Região Metropolitana da Grande São Luís foi dividida em dois dias: 14 e 15 de março. No início do evento, foi realizada a palestra Agência Metropolitana: seu papel e contribuição para o desenvolvimento planejado e sustentável das cidades, com o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, Gilson Santos.

Na sexta-feira (15) pela manhã, aconteceu a palestra A importância do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado para a implementação de políticas públicas de interesse comum, com o diretor de Estudos Ambientais e Geoprocessamento do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).

A participação do Núcleo de Meio Ambiente e Sustentabilidade- NUMAS, na II Conferência Metropolitana da Grande São Luís, reafirma a responsabilidade e disposição da Universidade Ceuma em contribuir com o poder público, sociedade civil organizada e especialistas na solução e execução de ações em torno das temáticas de Saneamento Básico, Mobilidade Urbana e Turismo.

Data de publicação - 26/04/2024

Geração de bioenergia por microalgas é tema de pesquisa na Universidade Ceuma

Fruto da Dissertação de Mestrado em Meio Ambiente da aluna Gislayne Santana Santos Jacinto, e financiada pela Fapema, uma pesquisa trabalha com duas espécies de microalgas de água doce, que possuem lipídica suficiente para o processo de pirólise (transformação por aquecimento). O estudo ainda conta com a colaboração do coorientador e pesquisador do Mestrado em Meio Ambiente Dr. Glauber Cruz da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e dos pesquisadores e professores Dr. Dr. Ramon R. Pena Garcia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Dr. Ulisses M. Nascimento (UFMA) e da orientadora Dra. Wolia C. Gomes da Universidade Ceuma (CEUMA). A pesquisa “Investigação biotecnológica de espécies de microalgas Pediastrum boryanum e Desmodesmus subspicatus para uma aplicação potencial em bioenergia” foi publicada na revista internacional “Algal Research”, Qualis A1 da Capes, em setembro de 2023.

banner ceuma
Data de publicação - 04/02/2025

Atualização da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA)

A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituída pela Lei nº 9.795/99, passou por uma importante atualização com a promulgação da Lei nº 14.926, em 17 de julho de 2024. Essa revisão inclui temáticas cruciais para o cenário atual, como mudanças climáticas, proteção da biodiversidade e riscos de desastres socioambientais.

A nova legislação reflete a crescente necessidade de uma resposta coordenada aos desafios ambientais globais. Diante de crises como perda de biodiversidade e aumento de desastres naturais, a educação ambiental emerge como ferramenta estratégica para conscientizar e mobilizar a sociedade em prol de soluções sustentáveis.

Entre as principais inovações, a Lei nº 14.926/24 incentiva o desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentações para criar metodologias mais eficazes voltadas à educação ambiental. A inclusão de temas como mudanças climáticas e riscos socioambientais fortalece a relação entre educação e sustentabilidade, alinhando-se aos princípios internacionais de preservação do meio ambiente.

Para garantir a implementação dessa atualização nas práticas educativas, é fundamental que instituições de ensino, educadores e gestores escolares adotem medidas concretas que promovam a inclusão dessas temáticas no cotidiano educacional.

Em sintonia com esse movimento, a Universidade Ceuma dará um importante passo ao lançar, no próximo dia 13 de fevereiro de 2025, um curso de atualização voltado a professores da educação básica e a escolas interessadas em atualizar suas práticas pedagógicas. O objetivo é fomentar a inclusão de temáticas sustentáveis no ensino, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios ambientais do futuro.

Com essa iniciativa, a Universidade Ceuma reafirma seu compromisso com a promoção de uma educação voltada para a sustentabilidade e a formação de profissionais capacitados a lidar com as questões ambientais contemporâneas.

Data de publicação - 04/02/2025

Pesquisadores da Universidade Ceuma investigam poluição plástica em São Luís

A poluição por microplásticos tem acendido um alerta na comunidade científica mundial devido à sua gravidade e ampla distribuição no meio ambiente. Além disso, o desconhecimento sobre as consequências desse tipo de poluição gera discussões sobre a verdadeira extensão dos impactos relacionados ao plástico.

Achados recentes trouxeram preocupações adicionais ao revelar a presença de partículas de microplásticos em diferentes tecidos e fluidos do corpo humano, incluindo cérebro, sêmen, sangue e até leite materno. Esses resultados reforçam que o problema ultrapassa os limites ambientais, afetando também a saúde humana.

No âmbito regional, o professor Dr. Eduardo Rodrigues e os mestrados, Ronald de Jesus, Flávia Rabelo e Chrystian Carvalho do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da Universidade Ceuma estão realizando importantes pesquisas sobre a poluição por microplásticos na zona costeira da Região Metropolitana de São Luís. O monitoramento abrange todas as praias arenosas do município, pontos na Ilha do Medo e também locais na cidade de Alcântara.

Dados preliminares indicam a presença de poluição e concentrações significativas de partículas de microplásticos em sedimentos superficiais de todas as praias investigadas, inclusive aquelas consideradas não urbanizadas. Esses resultados reforçam a necessidade de medidas urgentes para mitigar os impactos dessa poluição e promover a conscientização sobre seus riscos.

A pesquisa desenvolvida pela Universidade Ceuma busca contribuir para o entendimento desse fenômeno e orientar a formulação de políticas públicas voltadas à preservação dos ambientes costeiros e à proteção da saúde da população.

Data de publicação - 05/02/2025

Professora da Universidade Ceuma Participa de Evento Nacional Sobre Sustentabilidade e Pós-Graduação em Ciências Ambientais

A professora Dra. Rita de Cássia Mendonça de Miranda, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da Universidade Ceuma, marcou presença no IV Encontro Anual de Integração dos Clusters Acadêmicos (EAICA), realizado de 26 a 28 de novembro de 2024, no Salão de Atos da Feevale, em Novo Hamburgo (RS).

O evento teve como objetivo discutir e dialogar sobre a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

Entre os temas debatidos estiveram:

  • Os avanços dos 14 clusters temáticos (CT) nas áreas de ensino, pesquisa/inovação e extensão;
  • Resultados do primeiro ano de atividades dos CT;
  • Planejamento estratégico para o quadriênio 2025-2028.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Pesquisa Impacto da Pós-Graduação na Sociedade (NuPIS), vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da USP, em parceria com os programas de pós-graduação da Universidade Feevale, Univates e Unochapecó.

banner ceuma
Data de publicação - 05/02/2025

Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente

A Universidade Ceuma está com inscrições abertas para a segunda turma do doutorado e a décima turma do mestrado em Meio Ambiente. Os interessados podem se inscrever de 3 de fevereiro a 30 de maio de 2025, por meio do portal https://www.extranet.ceuma.br/novoportal/.

O mestrado oferece 20 vagas, divididas igualmente entre as linhas de pesquisa "Sustentabilidade, Saúde e Ambiente" e "Planejamento e Qualidade Ambiental". Já o doutorado disponibiliza 10 vagas, também distribuídas nas mesmas áreas.

Este seletivo contará com reserva de vagas para candidatos autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão e diversidade.

Data de publicação - 21/02/2025

Universidade Ceuma lança o Projeto Ceuma Terra Mater em parceria com escolas

A Universidade Ceuma, por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Extensão, da Assessoria Pedagógica e do Núcleo de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou o evento de lançamento do Programa Ceuma Terra Mater junto a escolas de ensino médio e técnico de São Luís.

O evento contou com a presença da reitora, Prof.ª Ma. Cristina Nitz, da pró-reitora Prof.ª Ma. Fabiana Lobato, do Prof. Dr. Fabrício Brito e do Prof. Dr. Eduardo Rodrigues. Durante a programação, o Prof. Dr. Fabrício Brito ministrou a palestra intitulada "Legislação, Clima, Interações, Ambiente, Saúde e Sociedade", abordando os impactos das mudanças climáticas na qualidade ambiental do planeta e a necessidade de políticas ambientais voltadas para a sustentabilidade nas escolas. Ele destacou a importância de formar cidadãos mais conscientes e capacitados para lidar com questões ambientais.

Além disso, foi apresentado o curso de formação "Educação Ambiental para a Biodiversidade e Mudanças Climáticas", conduzido pelos Professores Ma. Fabiana Lobato e Dr. Eduardo Rodrigues. O curso busca capacitar professores da educação básica para trabalharem com as novas diretrizes ambientais da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n° 9.795/99, atualizada pela Lei n° 14926/24). Entre os temas abordados, estão mudanças climáticas, crise da biodiversidade, justiça e cidadania ambiental e percepção de riscos e de vulnerabilidades a desastres socioambientais.

Com essa iniciativa, a Universidade Ceuma reafirma seu compromisso com a sociedade, promovendo a disseminação do conhecimento acadêmico e contribuindo para um ensino mais qualificado e alinhado às demandas socioambientais atuais.

Responsabilidade Socioambiental
Data de publicação - 15/04/2025

Projeto Internacional Reforça Combate a Incêndios em Território Indígena no Maranhão

O projeto Fighting Forest Fires in Amazon Indigenous Territories está promovendo uma importante iniciativa de proteção ambiental e fortalecimento das comunidades indígenas no Maranhão. A ação envolve pesquisa, aquisição de equipamentos e capacitação para os brigadistas da Brigada Governador (PREVFOGO-IBAMA), localizada na Terra Indígena Governador, habitada pelo povo Gavião.

Formada por indígenas da própria etnia, a Brigada atua diretamente na prevenção e combate de incêndios florestais, além de desenvolver atividades de reflorestamento em áreas degradadas da região.

A iniciativa é fruto de uma cooperação internacional, coordenada pelo antropólogo Maycon Melo, da Universidade Ceuma, e pelos engenheiros ambientais Celso H.L. Silva Júnior, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Poliana Bispo, da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

O projeto não apenas fortalece a infraestrutura e a capacidade técnica das brigadas indígenas, mas também reconhece e valoriza o protagonismo dos povos originários na preservação da floresta amazônica.

Data de publicação - 15/04/2025

Aula de Campo Explora Impactos Ambientais em Ambientes Urbanizados e Naturais no Maranhão

A professora doutora Marirah Freato do PPGMA, realizou uma aula prática de campo com os alunos da disciplina de Educação Ambiental dos cursos de mestrado e doutorado em Meio Ambiente da Universidade Ceuma. A atividade teve como foco principal observar, na prática, os impactos das ações humanas sobre o meio ambiente.

A aula foi dividida em dois momentos e ocorreu em dois locais distintos: o Parque Estadual Sítio do Rangedor e a praia do Mangue Seco, ambos localizados na região metropolitana de São Luís (MA). O objetivo foi proporcionar uma comparação entre os efeitos das atividades antrópicas em ambientes com diferentes níveis de urbanização.

No Parque do Rangedor, os alunos foram estimulados a catalogar as mudanças promovidas no ecossistema local a partir da urbanização e da criação de espaços voltados para práticas de lazer e exercícios físicos. Já na praia do Mangue Seco, uma área com pouca intervenção urbana, a turma foi incentivada a identificar alterações iniciais causadas por interferências humanas.

Participaram da atividade 10 doutorandos da primeira turma de doutorado em Meio Ambiente da Universidade Ceuma, além de 18 mestrandos. Como parte da avaliação, os estudantes elaboraram relatórios comparativos sobre os dois ambientes, que servirão de base para discussões futuras sobre políticas públicas, sustentabilidade e conservação ambiental.

A iniciativa reforça a importância do contato direto com o campo na formação de pesquisadores comprometidos com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Pós-Graduação
Data de publicação - 27/05/2025

Projeto Clínica de Direitos Humanos realiza palestra sobre Nutrição e Saúde Mental na Escola Modelo

No dia 8 de maio de 2025, o projeto Clínica de Direitos Humanos e Atenção à Saúde promoveu uma palestra na Escola Modelo com o tema “Nutrição e Saúde Mental”, voltada para estudantes do 2º ano do ensino médio, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

A atividade foi conduzida por Yasmim Costa Mendes (doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia – Rede BIONORTE), Weldson Ricardo Silva Gomes e Fátima Letícia Feitosa David (mestrandos em Biociências Aplicadas à Saúde). O grupo abordou a relação entre alimentação e saúde mental, destacando a importância dos hábitos alimentares no bem-estar emocional dos adolescentes.

A ação faz parte das atividades do projeto coordenado pelo professor Dr. Eduardo Rodrigues, com orientação da professora Dra. Livia Muritiba. O projeto conta com financiamento da Capes, por meio do edital PROEXTPG (Portaria Conjunta nº 1, de 8 de novembro de 2023).

A palestra teve grande participação dos estudantes e reforçou o compromisso do projeto com a promoção da saúde, da equidade e da cidadania por meio da educação.

ODS
Data de publicação - 23/06/2025

Alunos da Escola Modelo participam de aula prática sobre sustentabilidade no IEMA Rio Anil

Como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente da Universidade Ceuma, alunos do ensino médio da Escola Modelo participaram, no dia 13 de junho, de uma enriquecedora aula prática no EcoLab — Laboratório de Sustentabilidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Rio Anil.

A atividade foi conduzida pelo professor Dr. Eduardo Rodrigues e pela professora Dra. Marirah, ambos do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente (PPGMA) da Universidade Ceuma, com o apoio do professor Dr. Daniel Rocha, Engenheiro Ambiental egresso da Universidade Ceuma, professor do IEMA Rio Anil e coordenador do EcoLab.

A iniciativa integrou o projeto de extensão Clínica de Direitos Humanos e Atenção à Saúde, fomentado pela CAPES por meio do programa PROEXT-PG. A proposta da aula prática foi proporcionar aos estudantes uma experiência interdisciplinar sobre temas como sustentabilidade, inovação tecnológica e direitos humanos, aproximando-os de práticas e pesquisas aplicadas ao meio ambiente.

Além de promover o aprendizado em um ambiente experimental, a atividade fortaleceu o diálogo entre ensino básico, educação superior e extensão universitária, contribuindo para a formação cidadã e o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre os desafios ambientais contemporâneos.