A Universidade CEUMA recebeu o “Selo Instituição Socialmente Responsável 2023/2024”, certificando sua participação na 19ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A conquista do selo confirma o compromisso social da Universidade CEUMA e reafirma o trabalho articulado da comunidade acadêmica para o desenvolvimento de projetos e ações nas áreas de educação, saúde, cultura, comunicação, direitos humanos, relações étnico-raciais voltada para comunidade maranhense.
No dia 6 de abril, a comunidade acadêmica da Universidade Ceuma, Campus Imperatriz, participou da Ação Social promovida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) do Parque Alvorada II.
Participaram da Ação os cursos de Biomedicina, Direito, Enfermagem, Medicina e Odontologia. Foram realizados atendimentos jurídicos, atendimentos odontológicos, atendimentos médicos, atendimentos de Enfermagem e exames clínicos. Ao total 148 pessoas receberem atendimento.
Na oportunidade, foram arrecadados, aproximadamente, 100kg de alimentos não perecíveis, pelos alunos do Curso de Direito do CEUMA Imperatriz, para doação à comunidade no evento.
Durante o mês de março de 2024 foram realizadas atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher promovida pela Universidade CEUMA, por meio do Núcleo de Responsabilidade Social, Departamento de Recursos Humanos, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
As atividades visavam debater sobre temas relacionados ao empoderamento feminino e à igualdade de gênero, considerando a relevância da discussão no ambiente acadêmico, na formação de opinião e na disseminação de valores sociais. A programação contou com palestras, atividades culturais, orientação e prestação de serviços de saúde.
No dia 04/05/2024 o curso de Direito, por meio do Escritório Escola Professor Antenor Mourão Bogéa – campus Renascença, participou da “Campanha Parceiros da Cidadania” uma ação social promovida pela Igreja Batista de Monte Castelo – IBMC.
Participaram da ação social a coordenadora do Escritório Escola, a Profª Alessandra Moreira, dois advogados, uma secretária e dezesseis alunos. Foram realizados atendimentos variados sobre direitos do consumidor, direitos trabalhistas, direito de família, pensão, alimentos, divórcio, bem como orientações sobre benefícios previdenciários e renegociação de dívidas.
A campanha #TodosPorTodos da Universidade CEUMA está arrecadando doações par as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os pontos de coleta são a Praça de Alimentação do campus Renascença e da Unidade Turu, em São Luís, e o as portarias I e II do campus Imperatriz. Podem ser doados: produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas, roupas íntimas, roupas de chuva e casacos, colchões e travesseiros, roupas de cama, remédios de uso adulto, pediátrico e veterinário, água mineral, alimentos não perecíveis e ração animal.
A participação de discentes em eventos de extensão acadêmica é um fator essencial para a formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento social, a inclusão e a equidade. Exemplos desse compromisso são a 23ª Jornada Acadêmica de Enfermagem UNICEUMA e o Seminário Nacional de Experiências Exitosas no Enfrentamento das Vulnerabilidades, promovidos pela Universidade CEUMA, que se destacaram pela diversidade temática, alto nível de discussões, gerando impacto acadêmico e social.
A 23ª JOENCE reafirmou o compromisso da Universidade Ceuma com a formação de profissionais de enfermagem sensíveis às questões de direitos humanos e inclusão. Com o título "Promovendo a Inclusão: desafios e avanços na garantia dos direitos humanos", a jornada abordou, por meio de palestras, temas como violência obstétrica e desigualdades de gênero e raça, promovendo uma abordagem multidisciplinar e reflexiva. A expressiva participação de 204 inscritos e a submissão de 64 trabalhos evidenciam a importância do evento para a comunidade acadêmica e profissional.
Da mesma forma, o Seminário Nacional de Experiências Exitosas no Enfrentamento das Vulnerabilidades, organizado pelo Programa de Mestrado Profissional de Direito e Afirmação de Vulneráveis da Universidade CEUMA, destacou a importância da extensão acadêmica na promoção do conhecimento aplicado. Financiado pela FAPEMA, o evento reuniu aproximadamente 300 participantes e contou a submissão de 128 trabalhos, distribuídos em cinco Grupos de Trabalho que abordaram pautas como a vulnerabilidade sociocultural e econômica, governança estratégica e a Agenda 2030 da ONU.
Os eventos promovidos refletem o compromisso institucional em reunir acadêmicos, profissionais e pesquisadores em um espaço de debate e compartilhamento de experiências. Além de impulsionar a disseminação do conhecimento, essas iniciativas fortalecem redes de colaboração e contribuem para o desenvolvimento de soluções concretas para os desafios sociais.
A Universidade CEUMA, por meio de seus cursos, desenvolve diversos projetos de extensão voltados à saúde e ao bem-estar da população idosa. Essas iniciativas visam melhorar a qualidade de vida, estimular a autonomia e fortalecer a inclusão social das pessoas idosas, por meio de atividades interdisciplinares que abrangem desde a funcionalidade física até o bem-estar emocional e cognitivo.
Entre os projetos desenvolvidos, destaca-se o GERONPSICO, do curso de Psicologia, que promove encontros semanais voltados à estimulação da memória afetiva, além de realizar palestras psicoeducativas sobre direitos da pessoa idosa, espiritualidade e saúde. Essas ações fortalecem a identidade, a autoestima e a socialização dos participantes, contribuindo para um envelhecimento mais ativo e saudável.
Na área da Fisioterapia, dois projetos se destacam: o Clube da Funcionalidade da Pessoa Idosa, que busca melhorar a mobilidade e a autonomia por meio de assistência fisioterapêutica personalizada, promovendo maior independência nas atividades diárias; e o Projeto Uniceuma Sem Fronteiras, cujo principal objetivo é a prevenção de quedas, um dos grandes desafios da população idosa, oferecendo avaliações, orientações e intervenções baseadas em um protocolo cinesioterapêutico.
O curso de Educação Física desenvolve o Projeto Envelhecer com Saúde, que incentiva a prática de atividades físicas estruturadas para aprimorar a mobilidade, a autonomia e a qualidade de vida da pessoa idosa. O projeto não se limita a promover a longevidade, mas busca assegurar um processo de envelhecimento ativo e saudável.
Essas iniciativas desempenham um papel essencial na inclusão e na melhoria da qualidade de vida da população idosa, incentivando um envelhecimento ativo e digno. Além de beneficiarem diretamente os participantes, os projetos também enriquecem a formação acadêmica, proporcionando experiências humanizadas que preparam os estudantes para atuar de maneira comprometida com as demandas sociais.
A palestra "ODS e o Desenvolvimento Sustentável", ministrada pela Prof.ª. Dra. Ariadne Rocha (UEMA e Rede ODS Brasil) em 06 de março de 2025, deu início às atividades do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente (PPGMA). O evento destacou a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como meio de integrar ações locais às metas globais. Durante a apresentação, a palestrante ressaltou que “a educação fornece às pessoas os conhecimentos e as habilidades que aumentam sua produtividade e as tornam menos vulneráveis a riscos e promove o desenvolvimento sustentável”.
A atividade, foi voltada para os/as discentes de mestrado e doutorado do PPGMA-CEUMA e comunidade acadêmica, reforçando o compromisso da Universidade CEUMA com os ODS. Além de ampliar conhecimentos, a apresentação incentivou estratégias para a construção de um futuro mais sustentável, em alinhamento com o ODS 4 – Educação de Qualidade, que objetiva “até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável”.
Na manhã do dia 12 de março de 2025, a Prof.ª Dr. Bree Hemingway e o Prof. Dr. Eusebio Alvaro, pesquisadores da Universidade de Clearmont, Califórnia (EUA), realizaram uma visita à UBS e à UPA do Coroadinho, em São Luís (MA). O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do SUS, analisando seus fluxos de atendimento e a estrutura de prestação de serviços à população.
Os pesquisadores foram recebidos pelo gestor da Unidade, Dr Lucas Beckman, que detalhou como o Sistema Único de Saúde funciona e a forma como a população é assistida no Brasil. Na ocasião os pesquisadores puderam vivenciar a realidade da comunidade e observa a dinâmica do atendimento, o que permitiu a compreensão mais aprofundada dos princípios que regem o SUS, como a integralidade e a universalidade.
De 11 a 14 de março de 2025, no campus Renascença da Universidade CEUMA, a Prof.ª Dr. Bree Hemingway e o Prof. Dr. Eusebio Alvaro participaram do II Workshop Internacional Amazônia, Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da Universidade CEUMA. Com o tema "Relações de Saúde e Ambiente para um Planejamento e Desenvolvimento Sustentável", o evento reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais para debater os desafios e as interseções entre saúde pública e sustentabilidade.