08 de maio – Dia do Artista Plástico
Desde os primórdios, o homem sente a necessidade de expressar suas ideias, seus anseios e suas impressões. No período pré-histórico, isso pode ser observado por meio das primeiras manifestações do pensamento humano em forma de desenhos: as pinturas rupestres. Figuras como animais de grande porte como boi, cavalos, girafas, etc., além de representações de danças e principalmente caça, assim como, palmas de mãos humanas também compõem esse meio. Esses diversos tipos de exemplos constitui o que hoje conhecemos por artes plásticas ou belas artes.
Sua definição consiste na materialização de representações visuais como pintura, desenho, escultura, instalação artísticas e afins, onde explicitam sentimentos, perspectivas, etc., como também com programas de computador, animações, vinhetas e comerciais para TV. Um artista plástico trabalha tanto com licenciatura na área de magistério quanto criando obras de artes no caso de bacharelado.
A data foi criada em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, um dos artistas brasileiros mais ilustres do século XIX. Suas pinturas retratavam a infância, a religião e principalmente o homem interiorano.