15 de maio – Dia do Assistente Social
A expressão Serviço Social é de origem anglo-saxônica e foi utilizada pela primeira vez em 1904 nos Estados Unidos para designar uma escola de Boston para profissionais que atuavam com assistência social.
O Assistente Social consiste na função de prestar serviços aos segurados da Previdência objetivando garantir os direitos e assistência à população marginalizada e menos favorecida, por meio de programas e políticas sociais. O seu campo de atuação vai desde hospitais, creches a serviços de proteção judiciária e conselhos de direitos e de gestão.
A data foi criada em virtude da publicação da encíclica Rerum Novarum pelo Papa Leão XIII, onde arcava o posicionamento da Igreja Católica mediante as problemáticas sociais que assolavam a Europa e, por sua vez, aproximou os assistentes sociais europeus, uma vez que, assumiram o documento tornando-o base fundamental do seu ofício.
No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir da iniciativa dos grandes líderes da Igreja Católica motivados pela Doutrina Social da Igreja enriquecida por uma nova Encíclica Social: a “Quadragésimo Ano” composta pelo Papa Pio XI e publicada em 15 de maio em 1931 em comemoração aos quarenta anos da RerumNovarum.
Parabéns pelo seu dia, Assistente Social!