Dia do Gráfico – 7 de fevereiro
No dia 07 de fevereiro comemora-se o Dia do Gráfico, profissional que trabalha com a impressão de materiais de vários tipos. A data foi escolhida para homenagear uma greve realizada por esses profissionais, no de ano de 1923, em São Paulo. Eles reivindicavam melhores condições de trabalho e salários justos. O movimento obteve sucesso e marcou a base sindical do país, tendo sido liderado por João da Costa Pimenta.
O trabalho do profissional gráfico é de imprimir panfletos de propaganda, cartões de visita, convites, notas fiscais, livros, revistas, jornais, além de etiquetas, embalagens e banners. Também são responsáveis por produção de artigos de papelaria e cartonagem. Com a evolução, as formas de impressão se tornaram mais modernas e mais ágeis, tornando a profissão de gráfico importante ferramenta para as comunicações, para o jornalismo e para a divulgação de ideias.
Os primeiros serviços foram criados por Johan Gutemberg (1400-1468), através de um código de impressão feito por letras em alto relevo e metálicas, que chamaram de “Tipos”, próprias para fixar a tinta. Ele foi o responsável pelo aperfeiçoamento das técnicas de impressão, sendo o primeiro a publicar a Bíblia Sagrada, através da impressão de trezentas páginas por dia.
A Universidade Ceuma homenageia e parabeniza esse profissional que é responsável pela produção de inúmeros itens que fazem parte do dia a dia da população.