Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

10 de fevereiro de 2014, 18:54 - Por Conteudo Digital

Curso de Medicina completou 10 anos de contribuição para a melhoria da saúde no nosso país

DSC01344

O Prof. Dr. Celmo Celeno Porto em palestra

O Curso de Medicina da Universidade Ceuma completou, no dia 07 de fevereiro de 2014, 10 anos de uma história de sucessos. E a sociedade tem recebido inúmeros presentes com a formação de novos profissionais no mercado, o que permite a contribuição para a melhoria da saúde no nosso país. Para celebrar a data, a coordenadoria do curso, em parceria com a Liga Acadêmica de Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica– LACIH – promoveu uma aula inaugural, às 19h, no Espaço Renascença, com a participação especial do Prof. Dr. Celmo Celeno Porto, autor de “Semiologia Médica” “Exame Clínico” “Vademecum da Clínica Médica”. A palestra teve como temática: “O que é diferente na Semiologia do Idoso”.

Professores e personalidades importantes do início do curso e os mais atuais receberam placas em homenagem a contribuição dedicada. O momento foi marcado por muita emoção. Entre os homenageados estiveram a Srª Eleusina Rêgo, coordenadora geral da área da Saúde na época da estruturação; o reitor do período, Prof. Dr. José Cabral Marques; Arnaldo Albarelli, coordenador na inauguração do curso; o coordenador atual, Prof. Dr. Ricardo Porto; e mais de 20 professores.

Segundo o pró-reitor da área da Saúde, Prof. Dr. Marcos Pacheco, trata-se de um momento muito especial por várias razões, mas podem ser destacadas, sobretudo duas: Primeiro, haver no Maranhão um Curso de Medicina com vários diferenciais, como um grande laboratório de habilidades médicas e de simulação realística, onde a aprendizagem é exercitada em situações muitos próximas do real; possuir um grande laboratório de cirurgia experimental e um biotério rigorosamente dentro dos padrões exigidos pelos órgãos reguladores da pesquisa com animais, ainda, um programa de inserção precoce dos alunos na rede assistencial de saúde, o que propicia um aprendizado numa pedagogia médica da reflexão-ação efetiva. Segundo, vivenciar um momento de demonstração evidente das necessidades de médicos no país. O curso de Medicina da Universidade Ceuma se coloca como qualificador de mão de obra nesta área tão carente. “Agora que estamos completando 10 anos, podemos seguramente dizer que são 10 anos formando médicos com qualidade, para o Brasil”, definiu.

“Poder ter participado desde o início do Curso e hoje vê-lo em crescente perspectiva de ganhos e conquistas, torna-se um privilégio. Além disso, vislumbrar os frutos que temos colhido ao longo dos anos com o sucesso dos nossos egressos no mercado de trabalho, é muito gratificante! Nosso desejo é que cresçamos cada vez mais em qualidade para que a sociedade possa receber médicos comprometidos e humanizados que atendam suas necessidades”, disse a com a assessora da Pró-reitoria da Área de Saúde da Universidade Ceuma, Prof.ª Edna Coutinho, uma das homenageadas da noite.

Para os componentes da LACIH, Helga Monteiro. Maria Barbosa, Patrícia Rezende, Carla Caroline, Guilherme Alberto, Marcos Lemos, Layene Carvalho, Ana Karoline Cutrim, orientados pelo Prof. Gustavo Monteiro, foi uma honra conhecer a personalidade que os fez despertar o amor pela Medicina. “Estar com o Prof. Dr. Celmo Celeno Porto e assimilar sua aula foi uma experiência engrandecedora. Desde o primeiro contato percebemos a humildade de um aluno, mesmo sendo uma referência para todos nós”, concordaram.

Rodolfo Zugo, André Reis, Daniel Gustavo e Anne Caroline, todos do 10° período, afirmaram que em suas formações o aprendizado é muito grande, mas que ainda há muito a aprender. O Prof. Luís César, de Clínica Médica, foi um dos professores inesquecíveis que os alunos mencionaram, pois, mesmo sendo rígido, proporcionou para seus discentes uma experiência diferenciada e muito conteúdo.

“Está na solenidade de comemoração dos 10 anos de Medicina é perceber o quanto o curso tem crescido, expandido seus horizontes em qualidade dentro de uma graduação diferenciada. Ouvir palavras da equipe, que fez parte da implantação e desenvolvimento do curso, dá um gás a mais para seguir adiante, na expectativa do outros muitos que virão. Além, é claro, de ouvir as sábias palavras do Prof. Dr. Celmo Celeno Porto, referência na área de formação da Semiologia Médica”, declarou o aluno Bruno Campêlo, do 5° período.

Compuseram a mesa de honra o Reitor, Prof. Me. Marcos Barros, o pró-reitor da área da Saúde, Prof. Dr. Marcos Pacheco, o Prof. João Melo Bentivi; Prof. Me. Francisco Amazonas de Assis Mello, Prof. Dr. Celmo Celeno Porto, o  Prof. Éfrem Maranhão e o Dr. Érico Cantanhede, diretor do Socorrão, representando os hospitais parceiros. Fizeram discursos emocionados, pois só há motivos de continuar buscando aperfeiçoar os conhecimentos, além de valer a pena todo o esforço e dedicação empregados diariamente.