A primeira edição de 2014 do Ceuma Carreiras promove reflexão sobre a formação profissional
Com o tema “Como conduzir sua carreira, atraindo e deixando-se atrair pelas oportunidades”, a primeira edição de 2014 do projeto Ceuma Carreiras, evento da Universidade Ceuma por meio da Pós-Graduação, teve como finalidade informar os alunos sobre carreiras profissionais e mercado de trabalho. O evento foi realizado no dia 12 de março, às 19h, no Auditório Expedito Bacelar, campus Renascença. Contou com a palestrante Alessandra Cysneiros, que há 23 anos ocupa cargos de liderança em grandes empresas.
Alunos de diferentes cursos, a exemplo de Jornalismo, Psicologia, Educação Física, Direito e outros, participaram atentos do evento e foram orientados sobre os desafios e recompensas da carreira escolhida. Ainda conheceram ferramentas que os ajudarão a se destacar no competitivo mercado de trabalho. Foram estimulados a estruturarem suas carreiras, ainda na graduação, além de trabalharem ações que possam promover o seu crescimento profissional.
De acordo com a palestrante, a ideia foi apresentar um pouco da prática e da vivência de seus 23 anos de mercado e de tudo que já fez e deu certo para desenvolvimento da sua carreira e, para vir a conseguir oportunidades, ser a escolhida em processos seletivos. Tópicos diferentes do que a gente vê em algumas revistas. “Existe muita literatura do tipo: Quais são os dez principais erros no processo seletivo? Como fazer pra conquistar sua vaga? Como criar um diferencial? Então, quando temos acesso a esse conteúdo que vemos que revistas ou até em livros, percebemos uma forma de bolo, uma receita. Eles não possuem grandes novidades. Então, o que eu busquei aqui foi disseminar o que não está escrito, o que ouço pouco algumas pessoas falarem; esse tipo de conteúdo comum, os alunos podem buscar em revistas, pesquisar na internet e encontrar. Não quero repetir as mesmas informações. Às vezes as questões podem ser óbvias, mas as pessoas ainda não despertaram, não perceberam. Procurei tranquilizá-los em alguns aspectos e em outros, deixá-los preocupados, pois a preparação é a base de tudo”, explicou.
A edição contou ainda com a participação do professor Artur Cabral, gestor da Pós-graduação da Universidade Ceuma e coordenador geral do Centro Brasileiro de Ensino Técnico (Cebetec), que compôs a mesa de debate e também tirou dúvidas dos alunos e dividiu sua experiência profissional e pessoal com os participantes.
“Muitas pessoas não se preocupam com a gestão do seu trabalho, em avaliar sua vida profissional; não se fazem perguntas como: “Estou trabalhando bem?”, “Será que meu atendimento está agradando o público?”, e acabam acomodando-se. Por isso, achei interessante essa palestra. Ela irá ajudar-nos a refletir sobre esses questionamentos o que nós induzirá a trabalhar melhor, atender bem os clientes, gerando uma produção de boa qualidade para a empresa. É fundamental para aqueles que ainda estão na faculdade, saber se estamos no curso certo. Foi muito legal. Não foi uma palestra chata como em outros lugares, foi bem dinâmica”, afirmou a aluna de Jornalismo, Carina Dutra, 19 anos.
Para o aluno João Inácio, também do curso de Jornalismo, a iniciativa foi positiva. Auxiliou quem ainda tinha um pouco de dúvida em relação à carreira ou aqueles que já têm sua carreira em mente. “Gostei das técnicas que a palestrante apresentou, a exemplo de como se manter na carreira, ou certas atitudes que o profissional deve tomar para aumentar o seu conhecimento dentro do seu âmbito profissional”, acrescentou.