Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

3 de abril de 2014, 22:27 - Por Conteudo Digital

Liga de Estomatologia da Universidade Ceuma realizou I Ciclo de Palestras

DSC_1409Novos Métodos Diagnósticos de Câncer Bucal e Avanços Diagnósticos em Cárie Dentária foram os temas abordados no I Ciclo de Palestras da Liga de Estomatologia do curso de Odontologia. A ocasião foi realizada na última terça-feira, 01, no Auditório Expedito Bacelar e contou com a presença, na mesa de abertura, do Reitor da Instituição, Prof. Me. Marcos Barros, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Prof. Dr. Valério Monteiro Neto, o Gestor da Pós-Graduação, Prof. Artur Cabral Marques, o coordenador de extensão, Prof. Toni Guimarães; a coordenadora do curso de Odontologia, Prof.ª Dr.ª Ana Paula Lamha, a coordenadora da disciplina de Anestesiologia e Cirurgia Bucal, Profa. Andrezza Maciel e da Presidente Acadêmica da Liga, Valderlane Colares.

O Primeiro Ciclo de Palestras teve a presença de dois importantes profissionais da área que prelecionaram aos 183 ouvintes, alunos e profissionais de Odontologia, que estavam presentes. O Prof. Dr. José Sabino, docente da Universidade Ceuma, discorreu sobre o diagnóstico precoce do câncer bucal; e também o professor convidado, Dr. Tarcisio de Oliveira Leitão, que disse dos novos métodos de diagnóstico da doença cárie. Teve a participação de 183 ouvintes entre alunos e profissionais de Odontologia.

Segundo o palestrante da noite, Prof. Dr. José Sabino, o diagnóstico do câncer de boca é de responsabilidade do cirurgião-dentista. “O Brasil é o terceiro maior país acometido por câncer de boca no mundo, sendo que 60% dos casos são diagnosticados em estados muito tardios, o que dificulta a cura. Esse ciclo de palestra faz com que os nossos alunos e os cirurgiões-dentistas que também estão assistindo a palestra, estejam conscientes desse tipo de lesão. Alguns desse tipo câncer estão passando pelo consultório odontológico, estão passando pela faculdade e não estão sendo diagnosticados. Esse tipo de palestra é justamente para isso: atualizar os nossos alunos, para mantê-los atentos sobre esse tipo de lesão, objetivando que possam estar diagnosticando quando saírem daqui”, afirmou.

O aluno do 6º período de Odontologia e um dos organizadores do projeto, Bruno Castro, afirmou que esse evento é importante, pois as palestras abordam temas fundamentais para a vida acadêmica dos estudantes e para enriquecer o conhecimento dos profissionais. “Foram discutidos os novos métodos de diagnósticos do câncer bucal e sobre a cariologia, umas das patologias que mais acometem em todo o mundo. É importante conhecermos esses novos métodos, novas maneiras de diagnosticar, pois é fundamental para o acadêmico e para o dentista ter esse conhecimento”, disse.

Saiba mais:

A Liga de Estomatologia foi fundada a cerca de um ano e seu objetivo é buscar aprofundamento no estudo sobre o diagnóstico das patologias orais e mostrar à população a importância do exame clínico feito por um profissional capacitado. É composta por 14 alunos do curso de Odontologia, tendo como presidente a aluna Valderlane Colares. Possui três professores coordenando o projeto: Profa. Dra. Andrezza Bastos Maciel, Prof. Dr. José Sabino e Prof.  Me. Francisco Maciel.

Possui um projeto de extensão intitulado “Prevenção do Câncer Bucal através do autoexame”. Por esse projeto de extensão foram arrecadadas, no Primeiro Ciclo de Palestras, 180 latas de leites que serão doadas para o Hospital Aldenora Belo, entidade que recebe pacientes vítimas de câncer de todo o Estado do Maranhão.