Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

16 de abril de 2014, 20:44 - Por Conteudo Digital

Lançamento do Programa de Captação e Fixação de Doutores da Universidade Ceuma

DSC_1685

O Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Valério Monteiro Neto e o reitor, Prof. Me. Marcos Barros

A Universidade Ceuma acaba de dar mais um grande salto visando à qualidade do Ensino Superior no Estado ao valorizar e estimular os seus pesquisadores com titulação de Doutor com o lançamento do Programa de Captação e Fixação de Doutores. O evento aconteceu no dia 15 de abril, às 19h, no Salão Nobre da Biblioteca Presidente José Sarney do campus Renascença O projeto é uma proposta elaborada pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Valério Monteiro Neto, que submeteu ao Reitor um programa que inclui uma premiação por produtividade aos doutores,uma bonificação por artigo de qualidade e gratificações.

Durante a apresentação do Programa de Captação e Fixação de Doutores da Universidade Ceuma, também aconteceu o lançamento da Revista Ceuma Perspectivas, tendo como presidente do conselho editorial, Prof. Ramiro Azevedo.

O projeto atua em 3 eixos: o  projeto Doutor Top Five, premiar os cinco doutores mais produtivos por semestre; a gratificação Doutor do Plano Novo (40h), vai estipular diferentes níveis de gratificação com base no mérito e na atuação ; e a bonificação por produção científica que oferecerá bônus financeiro por artigo publicado de qualidade superior (A1, A2, B1 e B2) vinculado à Instituição.

De acordo com o Prof. Dr. Valério Monteiro Neto, cada vez que o pesquisador publicar um artigo em revista de nível ele receberá um bônus que vai variar com o Qualis do Periódico. O Qualis representa um indicador de qualidade instituído pela CAPES. A Universidade Ceuma estabeleceu que a publicação deverá ser divulgada pelo menos em periódicos B2.  A CAPES classifica os periódicos em A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Tem-se por base, principalmente, o fator de impacto dos mesmos. Desta forma, os periódicos A1 representam aqueles que divulgam artigos com o potencial de apresentar o maior impacto científico. Por outro lado, os periódicos classificados como C representam aqueles que ainda não estão consolidados ou que não possuem um rigoroso processo editorial de análise pelos pares.

Dessa forma, além de estimular a produção científica em termos quantitativos, espera-se que haja um aumento também da qualidade.

Adicionalmente, a cada semestre, os Doutores poderão concorrer a uma premiação semestral. Nesse projeto, além da produção científica na forma de artigos, serão valorizados outros parâmetros, tais como livros, orientação de alunos em diferentes níveis, captação de recursos financeiros, bolsas de produtividade e patentes.

“Realmente, esse é um momento histórico para a Instituição, mas estamos conscientes de que é apenas um ponto de partida e que o Programa não é perfeito. Estamos abertos às críticas construtivas para a sua adequação. Acredito que é uma tentativa válida de atrair e fixar Doutores na Universidade CEUMA”, ressaltou o Prof. Dr. Valério Monteiro Neto.

Segundo o reitor, Prof. Me. Marcos Barros, alguns requisitos precisam ser cumpridos e captar doutores é um deles. Também aumentar o número de Programas de Mestrado e Doutorado. “Estamos trabalhando efetivamente para que consigamos cumprir essas condições. Temos que aumentar efetivamente o nosso quadro de doutores e os professores que temos atualmente no quadro, para partir para seu doutorado. Os mestres, em buscar o doutorado e também para garantir que os doutores que temos não nos deixem”, explicou.

Estiveram presentes no evento a Diretora Científica da FAPEMA, Dra. Cláudia Alves, pró-reitores, coordenadores de curso e professores.