Universidade Ceuma participou de Ação Global 2014
A Universidade Ceuma, por meio de seus alunos e professores, participou da 21ª Ação Global que teve resultado histórico no Maranhão: 139.052 atendimentos realizados. Praticamente o dobro do ano passado! O evento aconteceu no dia 26 de abril, das 8h às 17h, na Universidade Federal do Maranhão, campus Bacanga.
O objetivo foi a inclusão social e o fortalecimento da cidadania por meio da oferta de serviços e informações – também teve o maior número de voluntários – 3.250 pessoas, o maior número de instituições parceiras, 160, e o maior público das 21 edições, 45.700 pessoas.
Alunos e professores dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Educação Física e Estética e Cosmética da Universidade Ceuma participaram. Houve a distribuição de encaminhamentos para exames nas clínicas e no setor de Odontologia da Universidade Ceuma.
Muitos atendimentos foram realizados pelos 120 alunos do curso de Educação Física, divididos em turnos e sob supervisão dos professores Luiz Alexandre, Fernando Cutrim e Eder Mariano, na área de Esporte e Lazer, que ofereceu ao público da Ação Global oficinas e atividades esportivas como xadrez, voleibol, queimada, futsal, tênis de mesa, cama elástica, piscina de bolinhas para crianças, dentre muitos outros, além de avaliações físicas. Para o aluno Layone Mendes do 3° período, a oportunidade de participar desse momento é de grande importância para a formação profissional e pessoal. “Aqui ajudamos a sociedade com nossos conhecimentos e aprendemos muito também”, disse.
A área de Saúde foi a mais procurada. Totalizaram-se mais de 50 mil atendimentos, o equivalente a 36% dos atendimentos feitos este ano. O curso de Fisioterapia prestou os serviços de avaliação fisioterapêutica, orientações posturais e ergonômicas, aferição da pressão arterial, Fisioterapia em nível ambulatorial, com ênfase nas áreas de trauma ortopedia, reumato, neuro e pneumo funcional. O de Medicina disponibilizou consultas, Medicina da Saúde, da criança, da mulher, do adulto e do idoso.
Para a aluna Rayana Carvalho, de Fisioterapia, sob supervisão dos professores Newton Lazet e Aldileia Mota, que já participou da Ação Global outras vezes, a experiência é gratificante. “O contato com essas comunidades expressa suas verdadeiras necessidades. Estamos aqui oferecendo os mesmo procedimentos que oferecemos na Clínica-Escola de Fisioterapia, com o melhor para atender a todos”, ressaltou.
Debora da Silva Brito, de 36 anos, moradora do bairro Anjo da Guarda, disse ter aprovado o atendimento realizado pela aluna Rayana Carvalho. “Adorei! Não quero mais sair daqui. Semana que vem estarei nas Clínicas da Universidade Ceuma para continuar com os procedimentos iniciados aqui. Os alunos de Fisioterapia estão de parabéns!”, afirmou.
Já a aluna do curso de Medicina Rebecca Cruz, do 1° período, contou que esta é sua primeira participação pelo curso numa atividade de Extensão e disse que a proximidade com a sociedade é uma grande chance de aprendizado. “É um momento de muito aprendizado e humanização. Ajudar com o que aprendemos na Universidade é valoroso”, definou.
Os alunos do curso de Estética, sob orientação das professoras Josenia Ribeiro e Rosely Grisotto, também realizaram muitos atendimentos, a exemplo de serviço de limpeza de pele e massagem facial para rejuvenescimento e outros. De acordo com a professora Josenia Ribeiro, os alunos ficam motivados com ações como essa e atendem a todos com muita disposição e alegria. “Nossos alunos estão em busca de uma formação profissional qualificada para proporcionar beleza e bem-estar para seus futuros clientes e aproveitaram para colocar em prática tudo que aprendem em sala de aula”, finalizou.
Para o coordenador do Núcleo de Responsabilidade Social da Universidade Ceuma, Prof. Waldir Góes, a participação na Ação Global 2014 foi uma forma prática de apresentar as atividades que a Universidade faz no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, aproximando da população da Universidade Ceuma. “Só teremos sentido se servirmos a comunidade e contribuirmos para a melhoria das condições de vida da população. Por isso o esforço é constante em elevar e contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade”, enfatizou.
.