Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

30 de abril de 2014, 21:26 - Por Conteudo Digital

Aluna de Direito obtém aprovação de pôsteres no Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito

DSC_1874

Késsia Lucena Duarte, estudante do 8º período de Direito

Késsia Lucena Duarte, estudante do 8º período de Direito e aluna voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Ceuma, teve dois pôsteres aprovados no XXIII Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), que será realizado entre os dias 30 de abril a 03 de maio, em Florianópolis – SC. O evento é promovido pelo CONPEDI e pelo Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com apoio da CAPES.

A aluna faz parte do PIBIC da Universidade Ceuma, programa que apoia a política de Iniciação Científica nas Instituições de Ensino. O programa objetiva espertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação e ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica; proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. “A Universidade Ceuma possui quatro linhas de pesquisa, faço parte da linha de pesquisa que tem como tema: Os princípios Constitucionais de desenvolvimento sustentável, sob a Orientação da professora Cláudia Maria da Costa Gonçalves”, afirmou a acadêmica.

Em 2014, o Conpedi tem como tema “(Re)Pensando o Direito: Desafios Para a Construção de Novos Paradigmas”. O projeto é uma associação que apoia os estudos jurídicos e o desenvolvimento da Pós-Graduação em Direito, visando fomentar os estudos jurídicos da Pós nas diferentes Instituições brasileiras de Ensino universitário. Além de colaborar na definição de políticas jurídicas para a formação docente na área jurídica, opinando, junto às autoridades educacionais, sobre os assuntos de interesse da pesquisa e da Pós-Graduação em Direito, bem como, defender e promover a qualificação do Ensino jurídico.
Késsia submeteu dois pôsteres para o Conselho Nacional. O primeiro trabalho, com o tema “As políticas habitacionais distantes e o princípio da sustentabilidade”, visa identificar o conflito entre o Princípio da Sustentabilidade em sua multidimensionalidade e o programa de políticas habitacionais promovidas no Brasil. O segundo discorre sobre “Reflexões sobre o ensino jurídico e o papel do operador do direito na sociedade brasileira contemporânea” e realiza uma breve reflexão sobre o ensino jurídico e o papel do operador do Direito na sociedade brasileira contemporânea. De modo a identificar como correlacionar o ensino jurídico tecnicista com o papel humanista do operador do Direito no Brasil.