Alunos de Engenharia Ambiental se reúnem para discutir sobre as matas ciliares do Baixo Mearim
A integração das comunidades da região do Baixo Mearim, do município de Arari-Ma, junto às questões ambientais inerentes à preservação das matas ciliares e do rio, e o que a população entende sobre a importância destes recursos naturais, foram os temas discutidos no encontro do Grupo de pesquisa de Ciências do Ambiente do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma. O encontro foi realizado na tarde da\ última quinta-feira, 08, na sala ss01 do Ceuma V, campus Renascença. Participaram do momento os alunos do curso, o professor de Oceanografia da UFMA, Dr. Walter Luis Muedas, Martin Haag, aluno da Wageningen University and Research Center- faculty of land use planning; Prof. Eduardo Henrique Rodrigues, Prof.ª Me.ª Vera Lucia Bezerra, o coordenador do projeto, Prof. Dr. Flávio Moraes, Prof. Me. José Mendes e o coordenador do Grupo de Pesquisa do Programa de Agricologia da Uema, Prof. Dr. Christoph Gehring.
A formanda do curso de Engenharia Ambiental e integrante do grupo de pesquisa, Anna Gabriella Silva, apresentou os resultados de sua monografia aos presentes. Com o tema “Importância da mata ciliar: percepção ambiental dos ribeirinhos da região do Baixo Mearim do município de Arari-Ma”, ela discorreu sobre a percepção ambiental dos ribeirinhos em relação a importância da mata ciliar para o rio e para a própria comunidade. “É uma oportunidade bem interessante pro meu estudo de monografia, sobre meu assunto de percepção ambiental no baixo Mearim e é uma oportunidade que veio na hora certa pra conciliar meu estudo junto com o trabalho de pesquisa do professor”, afirmou.
Segundo o coordenador do projeto, Prof. Dr. Flávio Moraes, esse trabalho é parte integrante do macro projeto da parceria entre o curso de Engenharia Ambiental e a Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (Rebax II), coordenada pelo prof. Christoph Gehring, da Agroecologia da UEMA, que trata da recuperação e preservação de matas ciliares no baixo curso do rio Mearim, vinculado e financiado pela Fapema.
“Esse trabalho que nós desenvolvemos, ‘A percepção ambiental das comunidades do baixo Mearim’, é uma parte integrante da rede de pesquisa da Baixada Maranhense, abordado no macro projeto da parceria do mestrado e doutorado da Agricologia da UEMA, juntamente conosco da Universidade Ceuma. Nos dois últimos anos foi realizado um inventário botânico e agora estamos na segunda fase do projeto que é justamente buscar essas espécies-chave para poder reproduzir as mudas e futuramente pensar em estratégias de replantio dessa mata” ressaltou o professor.
O encontro é aberto a todos os estudantes de graduação, e ocorrem todas as semanas.