Concurso Jovens Talentos do curso de Gastronomia revela a criação dos alunos
Com o objetivo de estimular a participação dos estudantes em competições da área gastronômica, além de revelar a criação dos alunos e a obtenção de nota, o curso de Gastronomia da Universidade Ceuma promoveu o Concurso Jovens Talentos, voltado a estudantes que estão concluindo o curso.
A iniciativa aconteceu no dia 23 de maio, a partir das 19h, na Cozinha-Escola e na sala ao lado onde ficavam os jurados e a plateia. Cada jurado degustou e avaliou uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, criados pela bancada de alunos, e preencheu a ficha para classificação dos mesmos, onde constavam os seguintes quesitos: pontualidade, apresentação visual da equipe, apresentação visual da elaboração, gramatura, sabor, textura temperatura, cores, decoração e harmonia.
Todas as criações foram treinadas e corrigidas por 2 meses com a supervisão do professor da disciplina Criação em Gastronomia. Foram 6 bancadas com 5 alunos e cada uma teve trinta minutos para apresentação dos pratos, degustação e pontuação pelos jurados.
A mesa de jurados foi composta pelo professor de Administração Carlos Ronchi, representando os futuros clientes dos alunos; pelo aluno egresso, gastrônomo do restaurante “Manu”, Chef Alessandro Di Minda; o proprietário do restaurante Chez Rmoy, Chefe Daniel Romy e do coordenador do curso, Chef Wadih Aboud.
O Concurso premiou as três melhores equipes. Em 3° lugar ficou a equipe 1 que apresentou de entrada Ravióli de manga com recheio de gorgonzola, tomate seco e tomilho, servido com camarões, vinagrete de frutas vermelhas e azeite aromatizado com manjericão; de prato principal Barriga de porco, molho com ervas, servida com purê de maçã e de sobremesa Doce de abobora, chocolate e calda priprioca. Franscisco César, Laís Tavares, Letícia Moraes, Rodrigo Carvalho e Rosemary Ribeiro compunham a equipe
O grupo cinco, composto por Caio Fantozzi, Daira Pinheiro, Elias Corrêa, Jocymar Sousa, Kaio Abrantes, Kalena Pinheiro e Ricardo Caneiro, ficou em 2° lugar com a entrada sendo Tomates recheados com creme de queijo mussarela de búfala e bacon; o prato principal uma costela suína confitada, com molho de vinho do porto acompanhada com batatas torneadas assadas e abacaxi empanado e a sobremesa Naked Cakerecheado com creme de maracujá e geleia de pimenta.
A bancada 6 foi a grande vencedora da noite, com a entrada sendo o pudim de peixe com camarão e o molho de cebolinha, o prato principal a galantine de coelho recheada com mousse de coelho ao vinho do porto, e molho de castanha do brasil acompanhada de arroz vermelho , creme de taioba e cuscuz com damasco e pimentão e a sobremesa o trio de jambo, apresentado com doce de corte, sorvete sobre calda e tartelete de coco com queijo mascarpone e geléia.
Os alunos Josilda Junqueira, Ana Luísa Cutrim, Tiago Thesh, Nivia Kury, Ana Lúcia Parentes e Adirson Veloso ficaram surpresos com o resultado e muito felizes. “Foi uma surpresa pra gente. Não fazemos tudo isso somente pela nota: queremos mesmo é mostrar o nosso melhor. É gratificante ver nosso trabalho sendo reconhecido”, disse a aluna Josilda Junqueira.
Para o coordenador do curso, Prof. Wadih Aboud, a intenção foi mostrar aos formandos o dia a dia de uma jornada de trabalho, cumprimento de prazos e horários, bem como o acirrado mercado competitivo onde a capacitação profissional faz toda diferença. “Além de formarmos uma mentalidade voltada para a participação em concursos, essa iniciativa favorece a prática, o treino, a repetição e o perfeccionismo dos novos chefs, pilares fundamentais dessa profissão”, reforça Aboud.
O Concurso Jovens Talentos da Universidade Ceuma teve um gostinho todo especial. Foram pratos visualmente apetitosos e deliciosos preparados pelos concorrentes. Parabéns a todos!