Alunos e professor selecionados nos Programas de Mobilidade do Santander reúnem-se com o Reitor
Expectativa de conhecer um mundo novo e trazer na bagagem bastante conhecimento, além do clima de felicidade e ansiedade manifestaram-se nos alunos e professor selecionados nos Programas de Mobilidade do Santander da Universidade Ceuma na reunião com o Reitor, Prof. Me. Marcos Barros.
O Reitor recebeu os alunos Waléria Carvalho, 4º Per. Engenharia Civil, Kamila Borges, 4º Per. Odontologia, Ianne Melo, 4º Per. Fonoaudiologia; João Guilherme, 5ºPer. Medicina, Raissa Marinho, 9º Per. Direito, Brenda Bernandi, 9º Per. Direito, Andrew Alexandre, 9º Per. Direito, Kessia Lucena, 9º Per. Direito e Renan Rodrigues, 3º Per. Publicidade e Propaganda, selecionados para os Programas de Intercâmbio do Banco Santander. Também participaram do momento a coordª. do Núcleo de Relações Internacionais, Profª Drª. Elizabeth Fernandes e o coordenador do Mestrado em Biologia Parasitária, Prof. Dr. Marcos Grisotto.
10 alunos foram selecionados para a 4ª edição do Programa de Mobilidade Internacional Ibero-Americana, que tem o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre Universidades. No primeiro semestre de 2015, eles terão a oportunidade de estudar por seis meses em países da região da Ibero-América.
Renan Rodrigues, acadêmico de Publicidade, contemplado com a Bolsa Ibero-Americana, afirma que já escolheu sua Instituição de Ensino: a Complutense de Madrid. “Sempre pesquisei sobre Instituições de outros países e vi que ela estava entre as melhores universidades da Espanha e sempre que eu via isso, ficava maravilhado. Além de ser uma das mais antigas a grade curricular me chamou atenção, pois além de ser muito parecida com a do meu curso no Ceuma tem a questão da terceira língua que eles trabalham. O conceito da Universidade, a estrutura, pois eles possuem um prédio só de Comunicação Social também despertou meu interesse”, disse.
Também foram selecionados para o do Programa Top España do Santander Universidades, novidade de 2014 na Universidade Ceuma, dois alunos e um docente da Instituição. Tem como objetivo incentivar alunos da graduação e professores no aprimoramento dos seus conhecimentos no idioma espanhol e na cultura espanhola, por meio de um curso de 3 semanas em uma das instituições mais tradicionais da Europa, a Universidade de Salamanca.
“A partir do momento em que me inscrevi no programa tive uma expectativa muito grande quando eu soube que era uma universidade tão renomada, tão antiga e tão conceituada na Europa e no mundo. Isso me motivou ainda mais, não só além do que eu vou aprender culturalmente como o enriquecimento na língua espanhola. O fato de estar nessa Universidade vai ser muito importante e de muito valor pra mim e para o meu currículo acadêmico”, destacou Raissa Marinho, aluna de Direito e uma das selecionadas para o Top España.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de relações Internacionais, Profª Drª. Elizabeth Fernandes, os quesitos avaliados foram o rendimento escolar, pois procura-se um aluno que tenha perfil de destaque e de excelência para dar continuidade a experiência de novas formas de estudos. “O destaque do Top5 também foi um critério importante. Nós não excluímos quem não obteve, pois sabemos que há cursos em que o projeto tem uma concorrência muito grande. No quesito entrevista levamos em consideração a maturidade, um aluno que além de ser um bom acadêmico, tenha uma maturidade pessoal grande para que possa arcar com as adversidades que ele possa eventualmente passar morando fora longe da família, tem que ter todo um preparo, um equilíbrio pessoal”, ressaltou.
Segundo o docente selecionado para acompanhar os alunos na viagem à Universidade de Salamanca, Prof. Dr. Marcos Grisotto, o programa de intercâmbio do Santander é uma preciosa oportunidade e louvável de uma Instituição financeira de apoiar a Universidade Ceuma para que haja uma troca de cultura, uma capacitação maior dos professores e um intercâmbio com outras Instituições de Ensino. “Para nós, que somos professores, isso é uma oportunidade de estabelecer novas parcerias, de conhecer novos pesquisadores e trazer para nossa Instituição a experiência das pessoas de lá como também levar a cultura do Maranhão e do Brasil que é tão rica”, ressaltou.
A coordenadora destaca que todo estudante deveria passar pela experiência de morar fora de casa, pois traz um enriquecimento pessoal muito grande. “Esse convívio no exterior, no âmbito do próprio curso, vai prezar além do convívio pessoal, o profissional, pois hoje em dia nós temos um mercado bastante competitivo. Então, qualquer a mais que você tenha faz uma grande diferença na hora de conseguir um emprego. A troca de cultura, de experiência profissional também é importante para o crescimento da Universidade e de todos os alunos. O programa é fundamental, abrirá muitas fronteiras para a Universidade Ceuma e para a comunidade de uma forma geral”, disse.