“SUS – Histórico e Perspectiva” foi tema da palestra do projeto VER-SUS
Alunos e professores do curso de Enfermagem e Medicina da Universidade Ceuma se reuniram, ontem, 15, às 19h30, na sala de Humanização Prof. Dr. João Bacelar Portela , para promover debates, oficinas e palestras pertinentes à área da Saúde.
Dentre elas, o tema “SUS – Histórico e Perspectivas”, que foi ministrada pelo coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Marcos Pacheco, que discorreu sobre as diversas fases do SUS como a história, a situação desse sistema da saúde no Brasil etc. “É de suma importância promover palestras para discutir sobre o histórico e importância do SUS. Primeiro porque é um dos maiores sistemas públicos da saúde do mundo. Segundo porque atende à sociedade, desde um simples atendimento em um ambulatório até uma cirurgia mais complexa, garantindo assim serviços gratuitos e universais às pessoas. Também propicia conhecimento e qualificação ao aluno por meio de debates e oficinas ministradas durante o projeto”, concluiu.
O evento vem acontecendo desde o dia 14 de julho e conta com a participação de alunos da área da Saúde, assim como o curso de Psicologia e Serviço Social, de outras Universidades do Estado e do Brasil.
Idealizado em 2002, VER-SUS é um projeto criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de formar pessoas para trabalharem no SUS. Da mesma forma que proporciona uma aproximação do cotidiano dos profissionais da área da Saúde, gestores e usuários do sistema, qualifica-os o mesmo para atuar na área.
O projeto acontece em vários Estados do país por meio de um edital que é lançado pela Rede Unida. Esse estatuto enseja parcerias entre Universidades, organizações comunitárias e serviços de saúde por meio de projetos e instituições com o intuito de formar e qualificar profissionais da área da saúde e os sistemas de saúde, como o SUS.
O edital encontra-se no site da Rede Unida e a comissão organizadora de um determinado estado que tiver interesse, pode se submeter a esse projeto.
Laila Costa, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e profissional da Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), é integrante da Comissão Organizadora de Pernambuco desde 2012. Foi indicada pela Rede Unida para atuar como facilitadora na edição deste evento. “Aqui no evento há um total de 31 pessoas. Dentre elas, 4 facilitadores e 27 viventes. Cada grupo tem 7 ou 8 pessoas para um facilitador. A função do facilitador é levar o grupo até a unidade de saúde da família ou ao hospital, isto é, ao serviço no qual ele vai vivenciar e depois de concluir essa etapa, ele tem o objetivo de mediar as discussões. Além disso, o facilitador tem que pensar na dinâmica dos espaços e entre outros processos que são pertinentes a organização do grupo”, explicou.
Carla Carolina Vieira, aluna do 6° período do curso de Medicina da Universidade Ceuma, comentou sobre a importância da palestra em relação ao seu curso. “Acho importante a experiência e a perspectiva crítica que o Prof. Dr. Marcos Pacheco tem em relação ao Sistema Único de Saúde com o intuito de conduzir o aluno da área da Saúde, que não conhece o SUS e pretende participar do sistema, a reflexão sobre o mesmo e integrar-se com o objetivo de melhorá-lo”, comentou.