Dia do escritor – 25 de julho
Você gosta de escrever? Gosta de ler um bom livro?
As primeiras histórias da sociedade surgiram a partir da necessidade do homem primitivo relatar o seu cotidiano em cavernas pré-históricas por meio de desenhos. Estes, animais caçados ou a serem caçados, danças, rituais, etc., somado ao cunho mágico em desenhos que simbolizavam a fertilidade. Depois foram passadas pela oralidade, de geração a geração.
Na Antiguidade, com o advento da escrita, o homem pôde registrar e difundir acontecimentos e saberes por meio de placas de argila. No século 15, a invenção da imprensa facilitou na reprodução de livros em massa e na rápida disseminação de conhecimento. Atualmente, com o surgimento da era digital, também surgiu uma nova maneira de contar histórias. Qualquer pessoa, que portar um computador, poderá ser escritor, montar um blog ou escrever um livro. Difícil é ganhar notoriedade. De qualquer forma, sendo profissional ou não, escrever é reproduzir o irreproduzível, como já citou Clarice Lispector.
O dia do escritor foi criado no I Festival do Escritor Brasileiro, evento idealizado por João Peregrino Júnior e pelo escritor Jorge Amado e organizado pela União Brasileira de Escritores (UBE). Ambos, respectivamente, presidente e vice-presidente da instituição.
Parabéns a todos os escritores que nos proporcionam o deleite de ler uma boa história.