Professores da Universidade Ceuma participam de Doutorado em Lisboa
Visando promover a qualificação do quadro docente da Universidade Ceuma, professores de várias áreas participam de Doutorado em Educação na Universidade Lusófona, localizada em Lisboa, Portugal.
O projeto está em vigor desde março deste ano e conta com a participação de 16 professores. Estes pertencentes às áreas de Sistema de Informação, Educação Física, Pedagogia, Direito etc.
No primeiro momento, os professores concluíram a primeira etapa da formatação dos créditos que foram sete modalidades de disciplinas durante 30 dias, com intensivo pela manhã e pela tarde, de segunda a sábado, com defesas de trabalhos e com trabalhos a serem entregues no dia 10 de setembro. O retorno dos professores para a segunda etapa dos módulos será em janeiro de 2015.
Segundo o coordenador do projeto, prof Sérgio Silva, do curso de Engenharia Ambiental, o tratado de Bolonha, documento conjunto assinado pelos Ministros de Educação, é de suma importância para a qualificação não só do corpo docente, mas de qualquer tipo de profissional.
“Dentre várias linhas de atuação, uma delas foi a de Educação. Por ser uma área mais abrangente, preferimos focar mais nisso com o intuito de atingir o maior número de professores de várias áreas, sejam eles licenciados ou bacharelados, uma vez que todos atuam na mesma”, esclareceu.
A Universidade Lusófona foi idealizada em 1986 e, desde então, tem crescido bastante no termo acadêmico. Uma delas é a classificação de Qualis Periódicos que é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no qual coletam dados para estratificar a qualidade de produções científicas de pós-graduação de uma determinada Universidade.
A classificação periódica da Educação da Universidade Lusófona foi de qualis igual ou superior a 3, 800, categorizada em A1, sendo considerada com maior índice de impacto no Brasil.
Claudina Ferreira, coordenadora geral do Campus Anil e também integrante do grupo de docentes do Doutorado em Lisboa, comentou das suas expectativas do curso.
“A Universidade Lusófona conta com professores renomados que não só ministram disciplinas com dedicação, mas nos orientam na condução de pesquisa científica de qualidade. Desta forma, minha expectativa é obter qualificação docente, que me possibilite aperfeiçoamento pessoal e profissional, e que, por meio desta, eu transforme a vida de outras pessoas, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos da Universidade Ceuma e do estado do Maranhão”, disse.