Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

13 de agosto de 2014, 20:09 - Por Conteudo Digital

Universidade Ceuma recebeu visita da pesquisadora da Holanda

Ceuma recebeu visita da pesquisadora da Holanda

engenhariaambO curso de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma recebeu, na última sexta-feira, 08, a pesquisadora sênior do Departamento de Ecologia Microbiana do Netherlands Institute of Ecology (NIOO/KNAW), localizado na Holanda, Prof.ª Dr.ª Eiko E. Kuramae. A vinda da pesquisadora à Instituição faz parte da pareceria com o docente da Universidade Ceuma, Prof. Dr. Flávio Moraes, visando desenvolver projetos na área de Diversidade Microbiana de Agroecossistemas relacionados aos Serviços Ambientais.

Foram realizados dois momentos de interação com a pesquisadora. No primeiro instante, foi apresentado à professora o curso de Engenharia Ambiental da Universidade, o grupo de pesquisa em Gestão da Qualidade Ambiental e sua linha de pesquisa, além dos projetos em andamento e as futuras propostas de pesquisa. O momento foi realizado às 16h, na sala 103 do Ceuma IV, do campus Renascença. Esteve presente o reitor da Universidade, Prof. Marcos barros, que deu boas-vindas à pesquisadora; os professores das Engenharias (Ambiental, Civil, de Produção e Petróleo) e estudantes envolvidos em pesquisa.

Segundo o docente do curso de Engenharia Ambiental da Instituição, Dr. Fabricio Silva, as questões e pesquisas ambientais possuem uma conexão global, por isso o curso de Engenharia Ambiental está alinhado com os principais centros internacionais de estudos ambientais.

“No último semestre enviamos dois alunos para o INPE orientados por uma pesquisadora de Oxford. Recentemente apresentamos 7 artigos no congresso mundial de pesquisas ambientais e agora recebemos a Profa. Dra. Eiko da Holanda. Essas parcerias proporcionam também aos alunos a experiência real das demandas do mercado, o que contribui para a formação de profissionais atualizados e versáteis. A exemplo do convite feito pela Dr.ª Eiko aos alunos de Engenharia Ambiental da nossa Instituição para trabalhar com ela, pedindo a todos que investissem na fluência da língua inglesa, o que permitiria viagens futuras para Holanda”, afirmou o professor.

A segunda ocasião foi realizada no Salão Nobre da Biblioteca José Sarney do campus Renascença, às 19h30. A pesquisadora ministrou a palestra “A importância da microbiota quanto aos indicadores de qualidade e os Serviços Ecossistêmicos dos solos”. Nesse segundo momento foram apresentados os resultados de projetos científicos que a doutora desenvolve em parceria com outras instituições. Estiveram presentes estudantes de graduação de Engenharia Ambiental de todos os períodos, além de estudantes do CST em Gestão Ambiental.

“Eu trabalho com microrganismo de solo, mas um dos projetos que eu trabalho é o de interação entre microrganismo com bioindicadores da qualidade do solo e saúde do solo e na área de Diversidade Microbiana. Esse tema cabe muito bem nos projetos que são desenvolvidos aqui no Maranhão, pois é o Estado é detentor de vários ecossistemas, onde nós podemos colaborar com as nossas pesquisas”, explicou a pesquisadora.

Para o professor adjunto do curso de Engª. Ambiental, Dr. Flávio Moraes, a visita da pesquisadora Eiko é um sonho e a parceria da Universidade Ceuma com a doutora é imprescindível. Estamos todos felizes com isto. “A experiência e apoio da Eiko esta sendo maravilhoso e vai nos proporcionar, em curto prazo, o aprimoramento de conhecimentos e de técnicas Moleculares e de Bioinformática, para obtermos resultados sistemáticos de solos de diferentes”, ressaltou.

Saiba mais:

A parceria entre o docente Flávio Moraes e a pesquisadora Drª Eiko teve início em outubro de 2011, no 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, quando a pesquisadora visitou o pôster do aluno do Ceuma na época, Márcio Fernandes Alves Leite (Atual Doutorando), intitulado “Efeito da incorporação de carvão de coco babaçu moído, na diversidade de fungos filamentosos cultiváveis em área de horticultura”. Assim surgiu o grupo com o objetivo de estudar a Diversidade Microbiana de não cultiváveis, utilizando técnicas moleculares.

A partir deste momento, criou-se um elo com o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da UEMA, e foi montado um projeto para promover a mobilidade e estadia da pesquisadora no Maranhão. Foram captados o Edital da CAPES, do projeto Ciências Sem Fronteiras e do Pesquisador Visitante Especial – PVE.

“A Eiko já participa de nossos projetos de Diversidade Microbiana de solos do Maranhão a mais de um ano, quando aprovamos um Edital Universal da FAPEMA em 2011. E, em parceria com a Agroecologia da UEMA, conseguimos trazê-la”, destacou o docente adjunto, Prof. Flávio Moraes.

Estão envolvidos nestes projetos, alunos egresso do Ceuma, sendo um aluno da Biologia e dois da Eng.ª Ambiental, além dos cinco estudantes de graduação da Engenharia Ambiental, sendo dois Bolsistas da FAPEMA. Foi firmada a parceria com o Laboratório de Patologia Molecular, coordenado pela Profa. Ana Lúcia Abreu Silva, do programa de pós-graduação em Ciências Animais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

“Estamos precisando de mais estudantes que queiram se envolver em projetos de pesquisa. Portanto, quem desejar participar, basta apresentar-se no laboratório de Ciências do Ambiente, ou deixar os contatos na Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental”, finalizou o professor.