Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

29 de agosto de 2014, 08:54 - Por Conteudo Digital

Juiz do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania ministrou palestra

Juiz do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania ministrou palestra

Juiz do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania ministrou palestraO Núcleo de Prática Jurídica, através do Escritório-Escola Prof. Antenor Mourão Bogea, promoveu na noite da última quarta-feira, 20, a palestra “O novo perfil do profissional do Direito e os métodos consensuais de solução de conflitos”. A ocasião foi realizada no Auditório Josué Montello da Universidade Ceuma, campus Renascença.

A palestra foi ministrada pelo  Coordenador do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania, o Juiz de Direito Dr. Alexandre Lopes de Abreu, com o objetivo de abordar as perspectivas para o profissional do Direito quanto às novas concepções de resolução de conflitos e acesso à Justiça.

Segundo o palestrante, esse momento foi uma grande oportunidade para inserção desse tema como pauta de discussão dentro do ambiente acadêmico. Ele afirma que o poder judiciário já há algum tempo vem percebendo a necessidade de usar, além dos mecanismos tradicionais na solução de conflitos, o uso dos sistemas alternativos.

Explica que a arbitragem, a conciliação e a negociação são instrumentos de larga escala a disposição da sociedade numa experiência mundial que já vem sendo bem sucedida. No Brasil, devido a uma priorização do acesso ao Poder Judiciário, esses instrumentos foram esquecidos.

“A oportunidade que temos de apresentar aos alunos o novo perfil do profissional do mercado que se apresenta com diversidade de atuações para o melhor oferecimento do serviço a clientela é um oportunidade de alertar os acadêmicos e futuros profissionais a possibilidade de expandir os seus horizontes, de ver novos caminhos de atuação, afinal de contas o cliente ao procurar uma ajuda profissional ele deseja ter diversas formas de solução dos seus problemas. Cabe a ele a oportunidade de escolher e o profissional moderno de Direito será o profissional que saberá dar ao seu cliente as diversas opções sabendo atuar dentro delas para dar ao cliente aquilo que ele realmente deseja”, ressaltou.

A advogada do Escritório-Escola da Universidade Ceuma, Sr.ª Rafaella Almada Lima, destaca  que a palestra do Juiz  é de grande importância para a Instituição e afirma que com a instalação dos Centros de Conciliação foram obtidos bastante êxito nas demandas. “O doutor Alexandre é pioneiro nessa tentativa de conciliação com processos não juizados, que não possuem demandas judiciais, e com processos já juizados. Isso tem facilitado o judiciário e tem evitado demandas desnecessárias. Então sua palestra será de contribuição para os nossos futuros advogados”, disse.