Dia Nacional da Imprensa
Dia Nacional da Imprensa
O 10 de setembro ficou marcado como o Dia Nacional da Imprensa por ter sido a data em que circulou no país a primeira edição do Correio Braziliense. Esse jornal foi editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa, em 1808, durante seu exílio em Londres. O periódico foi lançado três meses antes do jornal A Gazeta, com o intuito de informar a população brasileira sobre os eventos da Europa, sem a censura da Coroa Portuguesa.
A imprensa é um dos suportes da Ordem, Democracia e Progresso. Por seu intermédio ou através dela se propagam boas e generosas causas, são difundidos conhecimentos e ideias e princípios são propagados.
É um órgão fundamental para assegurar os direitos dos cidadãos brasileiros, ao cobrir grandes eventos e transmitir informações para a população à cerca do que acontece no país. A liberdade dos órgãos de imprensa é fundamental também para garantir a liberdade de expressão do cidadão ao se manifestar contrário a opiniões e pensamentos que poderão ir contra o direito de ir e vir.
Nessa data a Universidade Ceuma nos lembra a importância daquela que é considerada o quarto poder em razão da grande influência no comportamento humano, a Imprensa.