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Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

15 de outubro de 2014, 14:49 - Por Conteudo Digital

Curso de Direito do Campus Anil é reconhecido pelo MEC por sua qualidade

Curso de Direito do Campus Anil é reconhecido pelo MEC por sua qualidade

Curso de Direito do Campus Anil é reconhecido pelo MEC por sua qualidade

Coord. geral do curso de Direito, Prof Silvio Mesquita, e o coord. do curso no Campus Anil, Prof. Marco Cruz

O curso de Direito da Universidade Ceuma novamente foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) por sua qualidade. Desta vez, o Campus Anil foi avaliado com a nota 4 no Conceito de Curso (CC). Como o próprio nome diz, é um indicador da situação dos cursos de graduação no país, que vai de 1 a 5. A comissão do MEC esteve no Campus Anil, entre os dias 22 e 24 de setembro.

A presidente da Comissão Própria da Avaliação da Universidade Ceuma, Profa Me. Fabiana Lobato, explicou que a nota 4,0, no Conceito de Curso (CC), é a nota de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. “Este conceito é feito a partir de uma avaliação presencial dos cursos pelas comissões de avaliadores do MEC. São três as dimensões avaliadas: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, cada uma possui diversas divisões”, explicou.

Para o coordenador do curso de Direito do Campus Anil, Prof. Marco Cruz, o Curso, hoje, pode ser considerado em nível similar aos melhores existentes no país. “Testemunhamos diuturnamente esse espetacular crescimento acadêmico, que agora é atestado pela Comissão de Avaliação do MEC. Agradecendo a Deus, somos gratos à competente equipe da Universidade Ceuma – Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação, Coordenação do Curso de Direito, CPA, NDE, professores, funcionários –, aos estudantes e àqueles que colaboraram direta ou indiretamente, torcendo por nós”, comemorou.

Segundo o coordenador geral do curso de Direito da Instituição, Prof. Silvio Mesquita, o reconhecimento do curso pela Comissão de Avaliadores do MEC/INEP foi motivo de alegria e orgulho, pois esse conceito representa o reconhecimento de todo esforço, dedicação e comprometimento dos gestores, coordenadores, docentes, discentes e funcionários, que diuturnamente buscam a excelência na qualidade do ensino superior em nosso Estado.

“Ressalte-se, por relevante, que o Curso de Direito da Universidade CEUMA não visa apenas formar bacharéis em Direito, mas formá-los aptos a exercer eticamente os vários segmentos da carreira jurídica, com visão crítica tanto dos fundamentos jurídicos quanto do contexto sociopolítico, bem como conscientes do seu papel e da sua atuação como veículo transformador da realidade social”, afirmou.

Entenda as três as dimensões avaliadas: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Cada uma apresenta as seguintes divisões:

1. ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

1.1. Contexto educacional

1.2. Políticas institucionais no âmbito do curso

1.3. Objetivos do curso

1.4. Perfil profissional do egresso

1.5. Estrutura curricular

1.6. Conteúdos curriculares

1.7. Metodologia

1.8. Estágio curricular supervisionado

1.9. Atividades complementares

1.10. Trabalho de conclusão de curso (TCC)

1.11. Apoio ao discente

1.12. Ações decorrentes dos processos de avaliação do curso

1.13. Atividades de tutoria

1.14.Tecnologias de informação e comunicação – TICs – no processo ensino-aprendizagem.

1.15. Material didático institucional

1.16. Mecanismos de interação entre docentes, tutores e estudantes.

1.17. Procedimentos de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem

1.18. Número de vagas

1.19. Integração com as redes públicas de ensino

1.20. Integração com o sistema local e regional de saúde e o SUS

1.21. Ensino na área de saúde

1.22. Atividades práticas de ensino

  1.      CORPO DOCENTE E TUTORIAL

2.1. Atuação do Núcleo Docente Estruturante – NDE

2.2. Atuação do (a) coordenador (a)

2.3. Experiência do (a) coordenador (a) do curso em cursos à distância

2.4.  Experiência profissional, de magistério superior e de gestão acadêmica do (a) coordenador (a)

2.5. Regime de trabalho do (a) coordenador (a) do curso

2.6. Carga horária de coordenação de curso

2.7. Titulação do corpo docente do curso

2.8. Titulação do corpo docente do curso – percentual de doutores

2.9. Regime de trabalho do corpo docente do curso

2.10. Experiência profissional do corpo docente

2.11. Experiência no exercício da docência na educação básica

2.12. Experiência de magistério superior do corpo docente

2.13. Relação entre o número de docentes e o número de estudantes

2.14. Funcionamento do colegiado de curso ou equivalente

2.15. Produção científica, cultural, artística ou tecnológica.

2.16. Titulação e formação do corpo de tutores do curso

2.17. Experiência do corpo de tutores em educação à distância

2.18. Relação docentes e tutores – presenciais e a distância – por estudante

2.19. Responsabilidade docente pela supervisão da assistência médica

2.20. Núcleo de apoio pedagógico e experiência docente

  1.      INFRAESTRUTURA

3.1. Gabinetes de trabalho para professores Tempo Integral – TI

3.2. Espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos

3.3. Sala de professores

3.4. Salas de aula

3.5. Acesso dos alunos a equipamentos de informática

3.6. Bibliografia básica

3.7. Bibliografia complementar

3.8. Periódicos especializados

3.9. Laboratórios didáticos especializados: quantidade

3.10. Laboratórios didáticos especializados: qualidade

3.11. Laboratórios didáticos especializados: serviços

3.12. Sistema de controle de produção e distribuição de material didático (logística)

3.13. Núcleo de Práticas Jurídicas: atividades básicas

3.14. Núcleo de Práticas Jurídicas: atividades de arbitragem, negociação e mediação.

3.15. Unidades hospitalares de ensino e complexo assistencial.

3.16. Sistema de referência e contra referencia.

3.17. Biotérios

3.18. Laboratórios de ensino

3.19. Laboratórios de habilidades

3.20. Protocolos de experimentos

3.21. Comitê de ética em pesquisa