Universidade Ceuma promoveu 15ª Semana de Comunicação
Universidade Ceuma promoveu 15ª Semana de Comunicação
Acadêmicos de Jornalismo e Publicidade Propaganda marcaram presença no encerramento da 15ª Semana de Comunicação da Universidade Ceuma, realizado na noite da última sexta, 31. Com o tema “Comunicação e Criatividade: reconstruindo ideias”, durante toda a Semana, o evento contou com a presença de profissionais renomados nas suas áreas de atuação, que promoveram palestras, oficinas e circuito de experiências para alunos e profissionais da área.
A Semana de Comunicação integrou, ao lado dos cursos de Administração, Serviço Social, Pedagogia e Ciências Contábeis, o I Congresso das Áreas de Humanas e Sociais da Universidade Ceuma. O Congresso representou uma oportunidade para comunidade acadêmica refletir diante da complexidade dos temas inerentes aos cursos envolvidos.
A abertura, no dia 28, foi realizada pelo palestrante Leonardo Filardi, que abordou o tema “Inovação e Competitividade”. Ele falou sobre gestão de conhecimento e inovação, temas que se combinam, pois hoje em dia são fundamentais nas empresas.
“Agradeço o convite feito pela Universidade, pois é uma oportunidade muito importante. Dei aula para algumas turmas de MBA na Instituição e graças a essa oportunidade estou voltando para realizar essa palestra. A ideia foi fazer uma apresentação que mescle aspectos instigantes, deixando os alunos na reflexão do que fazer; e ao mesmo tempo entregar algumas ferramentas para que eles botem futuramente algumas ideias em prática”, explicou.
O segundo dia de palestras contou com a presença da palestrante Patrícia Rodrigues, que discorreu sobre “Fotografia Publicitária”. Usou da palavra, também, a jornalista da Tv Mirante, Josely Sodré, que tratou da “Produção em Telejornalismo”. Encerrando a noite de palestras, o evento teve a presença do jornalista da Tv Globo, Pedro Venâncio, que abordou o tema “O Jornalismo Esportivo na Era Digital”.
No terceiro dia, as palestras ficaram por conta do publicitário, Flávio Wateman, com o tema “Criatividade x Criativo”. E com o jornalista Matheus Ximenes, discorrendo sobre “O jornalista moderno: das redações tradicionais às agências de marketing”.
Encerrando a 15ª Semana de Comunicação, foi realizada no dia 31 a 1ª Maratona Criativa do curso de Publicidade da Universidade Ceuma. A iniciativa objetivou proporcionar aos estudantes do curso os desafios que acompanhamos profissionais durante a criação de uma campanha publicitária.
No dia 30, 15 grupos receberam um briefing solicitando três peças publicitárias de caráter institucional para a loja Esthetic Diet, localizada no campus Renascença. Em um prazo de 24 horas, eles tiveram que criar um outdoor, um spot para rádio e uma peça a escolha da equipe.
No dia 31, Cada grupo teve até 10 minutos para defender a sua ideia para um júri composto por profissionais do mercado maranhense. A avalição dos trabalhos focou em três pontos: conceito, ideia e criatividade.
A equipe vencedora, composta pelos alunos do 2º período do curso, Geydson Brandão, Franklin Santana, Natália Ripardo, Paulo Rodrigues e Jáder Júnior,criou um spot para rádio, divulgando de forma criativa a loja; e idealizaram um aplicativo para a Esthetic, como peça livre.
O representante do grupo, Geydson Brandão, afirma que ter vencido a maratona é uma sensação de dever cumprido. “É com muita felicidade que a gente leva esse prêmio até o segundo período. Foram 24 horas na base da pressão, sem dormir. Agradeço muito à nossa equipe e muito obrigado a Instituição e a todos”, declarou.
“Durante os quatro dias de evento, foram realizadas 10 palestras, e 04 Oficinas, envolvendo os cursos de Publicidade e Jornalismo. Em todas as atividades, desenvolvidas nos três turnos, tivemos participação efetiva do corpo discente. Isso nos leva a concluir que a 15ª Semana de Comunicação foi um sucesso, pois reunimos grandes profissionais do cenário nacional, que vieram debater sobre Comunicação e Criatividade, e tivemos a aceitação do nosso alunado”, destacou a coordenadora de Comunicação Social, Prof.ª Selma Cavaignac.