Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

30 de janeiro de 2015, 18:03 - Por Conteudo Digital

Inscrições prorrogadas para o Mestrado em Biologia Parasitária

Inscrições prorrogadas para o Mestrado em Biologia Parasitária

Inscrições abertas para o Mestrado em Biologia ParasitáriaA Universidade Ceuma informa que estarão prorrogadas as inscrições para o Mestrado em Biologia Parasitária ate 13 de fevereiro de 2015. O programa oferece três linhas de pesquisa – Patogenicidade Celular e Molecular de Micro-organismos, Reposta Imune nas Doenças Infecciosas e Parasitárias e Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias. Serão disponibilizadas 12 vagas para os candidatos.

O objetivo do mestrado é promover a formação continuada e o aprimoramento de profissionais das áreas de Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia; Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia, capacitando-os para a docência e pesquisa buscando-se a melhoria da qualidade de ensino e a evolução do conhecimento em agentes de doenças infecciosas e parasitárias de interesse humano e vegetal.

O corpo docente é constituído por professores doutores altamente qualificados, com relevante experiência em Microbiologia, Genética, Medicina Tropical, Farmacologia, Ciências Aplicadas à Farmácia, Imunologia, Microbiologia Médica Humana, Biologia da Relação Patógeno – Hospedeiro.

O coordenador do Programa, Prof Dr. Marcos Grisotto, afirmou que o Mestrado vem contribuindo para a formação de profissionais qualificados, voltados para a pesquisa e a docência de nível superior para eles possam estar preparados para os diversos desafios relacionados às questões de saúde pública no Estado que envolvem os agentes de doenças infecciosas e parasitárias.

“Da mesma forma, o programa tem capacitado os alunos para a continuação dos estudos em programas de Doutorado como a Bionorte e a Renorbio, contribuindo assim para a diminuição dos desníveis sócio-educacionais regionais e com vistas à elevação das condição de vida da população. Neste sentido, o Mestrado em Biologia Parasitária possui três eixos principais de desenvolvimento: 1) incremento na produção científica qualificada nas áreas de concentração do programa, 2) formação de recursos humanos de nível superior e 3) inserção social dos egressos, propiciando a estes condições de nucleação em centros de pesquisa e ensino”, explicou.

Inscrições

As inscrições serão realizadas em dias úteis no horário das 9h30 às 12h e das 13h30 às 17h, na Secretaria da Pós-Graduação, localizada no bloco CEUMA I, na Rua Josué Montello, nº 01, bairro Renascença II, em São Luís -MA.

Etapas

A seleção para o Mestrado consistirá em 2 etapas: a primeira etapa é eliminatória e classificatória, sendo composta de duas fases: uma prova de conhecimentos específicos e uma prova de inglês. A segunda etapa também será composta de duas fases: análise curricular e entrevista. Só participarão da segunda etapa os candidatos aprovados na etapa anterior

Os alunos aprovados poderão efetuar a matrícula no período de 16 a 20 de março de 2015. As aulas terão início em abril de 2015 e serão ministradas de acordo com o cronograma a ser fornecido após a matrícula.

Para consultar o edital clique aqui.

Para outras informações, basta acessar o site http://www.ceuma.br/mestradobiologia/ .

Saiba mais

O Mestrado em Biologia Parasitária da Universidade Ceuma teve as suas atividades iniciadas em meados de 2008, como resultado de uma demanda regional por programas de Pós-Graduação com ênfase na área de Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários. Desde o início das atividades até o presente momento, foram formadas 07 turmas, totalizando 62 alunos, dos quais 26 são egressos e 36 estão matriculados incluindo a turma iniciada em abril de 2014. Todos devidamente registrados no cadastro de discentes da CAPES. De acordo com o coordenador do mestrado, a procedência dos alunos é variada, sendo alguns da capital São Luís, outros de cidades do interior do Maranhão, além de estudantes provenientes de Estados como o Amapá, Pará, Piauí e Tocantins; alunos estes, que se mudaram para São Luís com o intuito de poder realizar o mestrado. “A nosso ver, a grande procura pelo mestrado por alunos destas regiões é um forte indicador de sua relevância e importância regional, em especial pelo fato de não haverem outros cursos de mestrado no Maranhão ou mesmo na região Amazônica, que abordem a mesma temática”, disse.