Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

17 de novembro de 2014, 14:24 - Por Conteudo Digital

Alunos de Imperatriz desenvolvem projeto sobre mobilidade urbana

Alunos de Imperatriz desenvolvem projeto sobre mobilidade urbana

Alunos de Imperatriz desenvolvem projeto sobre mobilidade urbana

Alunos e o professor Expedito Garcia com o reitor Marcos Barros

Alunos da Universidade Ceuma do campus Imperatriz, do 3° período do curso de Engenharia Civil e de Produção, desenvolvem projeto sobre mobilidade urbana sob orientação do Prof. Expedito Garcia. O projeto é direcionado para as calçadas da cidade de Imperatriz e tem o objetivo de estimular a melhoria das condições de mobilidade para pedestres, baseados em projetos que acontecem no mundo neste seguimento de mobilidade.

O projeto também busca chamar a atenção da opinião pública para o problema da má qualidade, falta de manutenção, ou ausência das calçadas no país, especificamente, na cidade, e estimular as pessoas a denunciarem os problemas em suas cidades e cobrar das autoridades soluções.

O professor e orientador do projeto, Expedito Garcia, explica que existe uma Lei Federal que garante recursos para organizar e melhorar a questão de mobilidade nas cidades brasileiras, que vai além das calçadas, envolve pedestres, bicicletas, ônibus, passageiros, automóveis.

O levantamento sobre as irregularidades em calçadas e pavimentação em vias públicas de Imperatriz está sendo realizado desde o início do mês de novembro pelos acadêmicos da Universidade Ceuma, Rodrigo Alvarenga, Jorge Andre, Perpetua Lima, Gabriela Santos, Meyriane de Araújo, Larissa Horrna, Brenda Gomes, Luara Celia, Marcos Santos e Cristianny Pascoal. A princípio, uma enquete com nove perguntas foi levada a estudantes de universidades públicas e privadas, que responderam com notas de 0 a 10, sobre a acessibilidade, irregularidade em calçadas e pavimentação nas ruas onde moram.

No segundo momento, será a vez dos alunos levarem o questionário às ruas, em pontos estratégicos. Com o resultado, os pesquisadores deverão desenvolver artigos científicos. A discussão deverá ser levada à Câmara de Vereadores de Imperatriz, onde será encetado debate com os representantes da população imperatrizense na tentativa de encontrar soluções para os problemas levantados na pesquisa científica.

De acordo com a aluna Perpétua Lima de Engenharia Civil, entende-se geralmente por mobilidade urbana a possibilidade de deslocar-se facilmente para fins de lazer, trabalho, estudo, prática de exercícios físicos etc. “É naturalmente desejável que essa movimentação, no interior das cidades, ocorra com segurança, conforto e higiene, e que os preços sejam acessíveis aos cidadãos”, enfatizou.

+

Durante o Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, que reúne os cursos de Engenharia Civil, de Petróleo, Ambiental, de Produção, Sistemas de Informação, Design, Arquitetura e Gestão Ambienta, acontecendo de 10 a 14 de novembro, mais de 60 alunos do campus Imperatriz dos cursos de Engenharia Civil e de Produção, entre eles os membros do projeto de mobilidade urbana, acompanhados do professor Expedito Garcia, estão participando da extensa programação do evento.

Nesta quarta-feira, 12 de novembro, às 17h, na reitoria da Universidade Ceuma, os alunos do projeto e o professor Expedito Garcia, foram recebidos pelo reitor Marcos Barros. Na ocasião, os alunos presentearam o reitor com uma camisa do projeto e puderam explicar detalhes das atividades que estão realizando.