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20 de novembro de 2014, 18:45 - Por Conteudo Digital

Aluno desenvolve jogo para auxiliar na aprendizagem de crianças autistas

Aluno desenvolve jogo para auxiliar na aprendizagem de crianças autistas

Aluno desenvolve jogo para auxiliar na aprendizagem de crianças autistas

Prof. Dr. Will Almeida e o aluno Christopher Lobo

O nível de desenvolvimento da aprendizagem do autista geralmente é lento e gradativo, mas, de acordo com pesquisas, os jogos digitais exercem grande fascínio e influência sobre crianças que  dedicam horas do seu dia nesta brincadeira. Levando-se em consideração esse fascínio por jogos e pensando em estimular o aprendizado de crianças com necessidades especiais em fase de alfabetização, o aluno do 6° período de Sistemas de Informação, Christopher Lobo, desenvolveu um jogo educativo intitulado de Motiva. O estudo faz parte do Núcleo de Pesquisa em Sistemas e Tecnologia da Informação da Instituição (NusTI), orientado pelo Prof. Dr. Will Almeida, em parceria com a fisioterapeuta, Profa. Me. Natália Gaspar.

 O aluno Christopher Lobo conta que o projeto foi desenvolvido inicialmente para a criança com espectro autista, mas poderá ser utilizada por qualquer criança dita normal, pois tanto a metodologia quanto a estratégia educacional utilizadas visam desenvolver na criança um repertório de palavras e objetos de forma descontraída e divertida.

 O objetivo do jogo Motiva é de propiciar um ambiente que auxilie o desenvolvimento e evolução de pessoas com necessidades especiais em fase de alfabetização. A ideia é melhorar a capacidade cognitiva e motora da criança autista; e não somente isso: também de aperfeiçoar a capacidade de observação, análise e concentração de cada criança auxiliando no aprendizado de formas, letras, números e palavras.

 De acordo com a professora, são diversas as características comportamentais que podem ser apresentadas por autistas, tais como distúrbios do relacionamento, distúrbios da fala e linguagem, distúrbios no ritmo de desenvolvimento, distúrbios da motilidade e distúrbio da percepção. O projeto, através de estímulo visual e motor, estimula a coordenação motora fina, ritmo, continuação de movimento, integração visual e sensorial inicialmente. “Posteriormente utilizaremos para comunicação e aprendizagem tais como sensação de sede, fome, sono. As de aprendizagem são múltiplas, letras, formas, números. Tudo de forma intuitiva, simples e rápida”, explicou.

 Sobre o jogo

motiva

Tela inicial do jogo

Jogo Motiva

Tela de seleção do jogo MOTIVA

O jogo é desenvolvido para tablets e smartphones, com o propósito voltado inteiramente a educação da criança autista. O jogo tem uma interface gráfica atrativa e intuitiva facilitando a “jogabilidade” da criança. Neste jogo há três atividades que a criança pode escolher, envolvendo uso de letras, animais e formas, cada uma destas atividades trabalha com uma habilidade e competência a ser desenvolvida.

Na tela incial é apresentada a Interface do jogo com  a logomarca (MOTIVA) e um botão (Play) para dar início ao jogo. Em seguida é apresentada uma tela de seleção que permite ao usuário escolher uma entre as opções de jogos disponíveis para começar a atividade, também foi posicionado um botão que volta (Voltar) para a tela inicial, caso o usuário desista de jogar.

 Ainda na Tela de Seleção de jogos do MOTIVA onde o primeiro jogo é denominado Descobrindo as Formas, o segundo é o Labirinto de Comida e o terceiro é Montando a Figura. São um conjunto de atividades que visão promover o desenvolvimento e associações entre figuras semelhantes/diferentes, concentração, raciocínio lógico, percepção visual, coordenação motora e noção espacial.

 O Prof. Dr. Will Almeida ressalta que é importante perceber, também, a capacidade normativa que os jogos digitais exercem sobre seus usuários. Para que a vitória seja alcançada, ou novas fases sejam conquistadas, é necessário que regras sejam lidas, interpretadas, compreendidas e seguidas com iniciativa, criatividade e rigor. Tais características são essenciais na aprendizagem e no desenvolvimento da criança.

O jogo estará disponível em breve no Google Play para baixar, e é compatível com celulares e tabletes com sistema Android.

Mais

O projeto foi premiado no II Congresso de Inovação, A segunda edição do Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, que reuniu os cursos de Engenharia Civil, de Petróleo, Ambiental, de Produção, Sistemas de Informação, Design, Arquitetura e Gestão Ambiental, teve como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas realizados por alunos e professores da Instituição, bem como incentivar a pesquisa e realizar discussões pertinentes ao tema. O evento aconteceu de 10 a 14 de novembro, no campus Renascença, e contou com mais de 1700 participantes e mais de 60 trabalhos foram apresentados.