Integração Ensino-Serviço foi tema da I Mostra de Integração
Integração Ensino-Serviço foi tema da I Mostra de Integração
A integração ensino-serviço como um instrumento de fortalecimento do SUS e, sobretudo, como método eficaz de formação dos futuros profissionais da área da Saúde. Esse foi o principal objetivo da I Mostra de Integração promovida pela parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS), a Universidade Ceuma e outras Instituições de Ensino Superior da capital. O evento foi realizado na última sexta-feira, 21, no Centro Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Alunos, estagiários, preceptores, tutores, professores, trabalhadores e gestores da Universidade Ceuma, por meio dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Medicina, e das unidades de saúde apresentaram trabalhos desenvolvidos em prol da saúde do estado do Maranhão.
Irleyjane Castro, acadêmica do 9º período de Enfermagem, apresentou um trabalho sobre “Estilo de vida de pacientes hipertensos. “Meu trabalho vem relatar sobre o estilo de vida de pacientes hipertensos cadastrados no programa Hiperdia em uma unidade de saúde de São Luís. Fala sobre os hábitos de vida desse pacientes, suas atividades cotidianas e a forma como esses hábitos vêm interferir no controle da pressão arterial. O trabalho foi de grande importância pela questão do conhecimento e enriquecimento do meu currículo. E o evento tem grande importância, pois é algo novo e traz muito conhecimento.”, destacou a aluna.
O encontro também teve uma programação diversificada, onde experiências como Projetos de Pesquisa, Projetos de Intervenção, Atividades do Pet-Saúde, Atividades do Pro-Saúde, metodologias ativas e metodologias inovadoras de ensino-aprendizage foram apresentadas na forma de oficinas, vídeos, posters, workshops e rodas de conversas.
O Pró-Reitor da área da Saúde da Universidade Ceuma, Prof. Dr. Marcos Pacheco, esteve presente no evento e ministrou uma palestra magna sobre a importância da integração Ensino-Serviço.
“Pela primeira vez as Instituições de Ensino estão de maneira conjunta e articulada fazendo um evento sobre aquilo que a gente chama de integração docente-assistencial, isto é, a articulação que deve ter entre o Ensino na área da Saúde e os serviços. Como se sabe, a melhor sala de aula de um estudante da área da Saúde é o serviço de saúde, e não a sala de aula propriamente dita, pois Saúde em qualquer que seja o campo de conhecimento o melhor lugar para se aprender é fazendo para alguém, cuidando de alguém. Hoje o Ceuma tem uma presença forte nesse, pois temos vários cursos da área da saúde presente nesse importante evento”, destacou.
Na ocasião, também, foram distribuídas cartilhas do curso de Medicina sobre “Atenção à Anemia Nutricional em Crianças” e 250 exemplares do livro “Acolhimento com Classificação de Risco”, produzido pela coordenadoria do curso de Enfermagem.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Prof.ª Me. Francisca Noronha, também participou do momento e afirma que foi de extrema importância.
“É uma parceria valiosa onde todos ganham: o aluno da área que está inserido na rede vai melhorar sua formação e sua prática enquanto profissional; ganham os gestores, diretores, os coordenadores das unidades considerando que essa parceria poderá gerar projetos de intervenção e pesquisas. Isso pode dar um retorno para ajudar nas Políticas Públicas de saúde do município. Além de beneficiar o usuário que estará inserido na ponta da rede de saúde. O usuário este que deseja ser bem acolhido e nada melhor do que o próprio aluno para fazer esse acolhimento”, disse.
Ela ressaltou que essa parceria tenderá a crescer. “Esse evento vai fortalecer a parceria das Instituições de Ensino com a Rede Municipal de Saúde e vai fazer com que gente possa ter oportunidade de trocar muitas experiências e agregar valor para essa grande parceria que deverá ser reforçada”, finalizou.