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Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

26 de novembro de 2014, 16:01 - Por Conteudo Digital

Defesa do Consumidor foi tema de Ciclo de Debates

Defesa do Consumidor foi tema de Ciclo de Debates

Defesa do Consumidor foi tema de Ciclo de DebatesO debate sobre propostas e ideias que melhorem a vida do consumidor foi o foco principal do “Ciclo de Debates – Desafios da Defesa do Consumidor”, evento realizado pelos alunos da Pós- Graduação de Direito do Consumidor da Universidade Ceuma, através do Movimento em Defesa do Consumidor e do Meio-Ambiente (MDCMA). O evento aconteceu entre os dias 20 e 21 de novembro, no Campus Anil e na Assembleia Legislativa, respectivamente.

Segundo o coordenador pedagógico do Ciclo, o acadêmico Rodrigo Escorcio, foi gratificante ter um número expressivo de participante no evento. Muita gente de outras áreas compareceu. Profissionais da área, a exemplo de membros da OAB e alunos egressos, também vieram prestigiar o evento. Isso mostra que o evento foi um sucesso. E espero que a gente tenha correspondido à expectativa do público, que tenham tirado suas dúvidas com os palestrantes. “O que eu esperei foi cumprido: tudo muito bem feito por uma equipe muito boa que gerou este belo trabalho” destacou o aluno.

Durante a programação estiveram presentes os palestrantes Ricardo Bruno Beckman Cruz, Murilo Duailibe Sallem Neto, Eline Grazielle de Carvalho; Olavo Lázaro Munhoz, Isabelle Passinho, Hugo de Assis Passos; Thiago Viana,José Caldas Gois Jr,Pedro Augusto Sousa de Alencar; Pedro Lucas Rodrigues,Duarte Jr,Carlos Augusto Oliveira.

A aluna da Pós em Direito do Consumidor da Universidade, Isabelle Passinho, ministrou palestra sobre Acessibilidade Nas Relações De Consumo. Ela explicou que mais de 14% da população brasileira é declarada com algum tipo de deficiência ou alguma dificuldade de locomoção. Isso significa que existem alguns milhões de pessoas no mercado de consumo que estão o tempo todo consumindo, mas que, geralmente, encontram um mercado despreparado.

“O Art. 4 do Código de Defesa do Consumidor garante que essa relação deve ser feita primando pelos princípios da Constituição Federal, entre eles a Dignidade da Pessoa Humana, a Cidadania entre outras. Então, no momento em que um fornecedor de serviços oferece um serviço sem a consciência de que existem pessoas com deficiência que vão consumir aquele produto, ele está deixando de cumprir o Código. O encontro para mim está sendo muito importante, pois somos da mesma geração de especialização, onde o movimento nasceu. E a gente percebe que ele rompeu as quatro paredes e para nós tem sido uma grande alegria”, frisou.

Para Pedro Lucas Ribeiro, acadêmico do 8º período de Direito da Instituição, o evento foi bom para estimular a buscar novos conhecimentos. “Muita das vezes a pessoa ainda não está nessa cadeira sobre Direito do Consumidor, mas participando desse evento se familiariza com o assunto e entende a importância desse tema. E isso propicia maior conhecimento para nós que somos operadores do Direito”, destacou.

A aluna do 1º período de outra Instituição de Ensino da capital, Isabella Ruannyta, afirma que ficou sabendo do Ciclo através do site do MDCMA. “Eu já acompanho o site do Movimento antes mesmo de ser aluna do Direito e sempre compartilhei dos ideais do grupo. Quando eu soube do evento, já me candidatei a participar tanto com o intuito de soma para o currículo como para compartilhar as ideias deles. Acho muito boa iniciativa que eles promovem a exemplo dos movimentos e ações. Serve como aprendizado e soma para o pessoal”, afirmou.