Defesa do Consumidor foi tema de Ciclo de Debates
Defesa do Consumidor foi tema de Ciclo de Debates
O debate sobre propostas e ideias que melhorem a vida do consumidor foi o foco principal do “Ciclo de Debates – Desafios da Defesa do Consumidor”, evento realizado pelos alunos da Pós- Graduação de Direito do Consumidor da Universidade Ceuma, através do Movimento em Defesa do Consumidor e do Meio-Ambiente (MDCMA). O evento aconteceu entre os dias 20 e 21 de novembro, no Campus Anil e na Assembleia Legislativa, respectivamente.
Segundo o coordenador pedagógico do Ciclo, o acadêmico Rodrigo Escorcio, foi gratificante ter um número expressivo de participante no evento. Muita gente de outras áreas compareceu. Profissionais da área, a exemplo de membros da OAB e alunos egressos, também vieram prestigiar o evento. Isso mostra que o evento foi um sucesso. E espero que a gente tenha correspondido à expectativa do público, que tenham tirado suas dúvidas com os palestrantes. “O que eu esperei foi cumprido: tudo muito bem feito por uma equipe muito boa que gerou este belo trabalho” destacou o aluno.
Durante a programação estiveram presentes os palestrantes Ricardo Bruno Beckman Cruz, Murilo Duailibe Sallem Neto, Eline Grazielle de Carvalho; Olavo Lázaro Munhoz, Isabelle Passinho, Hugo de Assis Passos; Thiago Viana,José Caldas Gois Jr,Pedro Augusto Sousa de Alencar; Pedro Lucas Rodrigues,Duarte Jr,Carlos Augusto Oliveira.
A aluna da Pós em Direito do Consumidor da Universidade, Isabelle Passinho, ministrou palestra sobre Acessibilidade Nas Relações De Consumo. Ela explicou que mais de 14% da população brasileira é declarada com algum tipo de deficiência ou alguma dificuldade de locomoção. Isso significa que existem alguns milhões de pessoas no mercado de consumo que estão o tempo todo consumindo, mas que, geralmente, encontram um mercado despreparado.
“O Art. 4 do Código de Defesa do Consumidor garante que essa relação deve ser feita primando pelos princípios da Constituição Federal, entre eles a Dignidade da Pessoa Humana, a Cidadania entre outras. Então, no momento em que um fornecedor de serviços oferece um serviço sem a consciência de que existem pessoas com deficiência que vão consumir aquele produto, ele está deixando de cumprir o Código. O encontro para mim está sendo muito importante, pois somos da mesma geração de especialização, onde o movimento nasceu. E a gente percebe que ele rompeu as quatro paredes e para nós tem sido uma grande alegria”, frisou.
Para Pedro Lucas Ribeiro, acadêmico do 8º período de Direito da Instituição, o evento foi bom para estimular a buscar novos conhecimentos. “Muita das vezes a pessoa ainda não está nessa cadeira sobre Direito do Consumidor, mas participando desse evento se familiariza com o assunto e entende a importância desse tema. E isso propicia maior conhecimento para nós que somos operadores do Direito”, destacou.
A aluna do 1º período de outra Instituição de Ensino da capital, Isabella Ruannyta, afirma que ficou sabendo do Ciclo através do site do MDCMA. “Eu já acompanho o site do Movimento antes mesmo de ser aluna do Direito e sempre compartilhei dos ideais do grupo. Quando eu soube do evento, já me candidatei a participar tanto com o intuito de soma para o currículo como para compartilhar as ideias deles. Acho muito boa iniciativa que eles promovem a exemplo dos movimentos e ações. Serve como aprendizado e soma para o pessoal”, afirmou.