Dia Nacional do Combate ao Câncer – 27 de novembro
Dia Nacional do Combate ao Câncer – 27 de novembro
O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. O câncer, também chamado de neoplasia, é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células.
O câncer tem causas variadas, podendo surgir de fatores externos, como o ambiente em que a pessoa vive ou hábitos e costumes presentes em nosso dia a dia; ou também por fatores internos, que, na maioria das vezes, estão geneticamente predeterminados.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 80% a 90% de todos os casos da doença estão associados a fatores externos, sendo alguns deles bem conhecidos como o tabagismo, exposição excessiva ao sol, vírus que poderão causar leucemia, hábitos alimentares, alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos e fatores ocupacionais.
O tratamento do câncer pode ser feito através de quimioterapia, na qual são utilizados vários medicamentos para combater o tumor; radioterapia, na qual se utilizam radiações para destruir o tumor ou impedir que suas células continuem dividindo-se; ou transplante de medula óssea, indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue.
A Universidade Ceuma recomenda que esta data seja uma oportunidade para conscientizar a população para a importância da detectação precoce do câncer. Quanto mais pessoas se envolverem nessa luta maiores chances de mudarmos a realidade do câncer no Brasil e no Mundo.