Universidade Ceuma Promove PDGA
Universidade Ceuma Promove PDGA
Acontecerá, durante todo o ano de 2015, o Programa de Desenvolvimento de Gestores Acadêmicos – PDGA, que é um programa de treinamento e capacitação, com 240 horas, para desenvolver as competências necessárias para que os Coordenadores de Curso da Universidade Ceuma possam desenvolver e aprimorar suas atividades gerenciais, de forma a obterem os resultados almejados pelo grupo.
O Programa de Desenvolvimento de Gestores é um projeto proposto pelo Prof. Me. Saulo Martins, Pró-Reitor de Graduação da Unidade Renascença, em parceria com o curso de Administração da Universidade.
“Nós fizemos o mapeamento de quais as competências importantes para um coordenador de curso e, com base nisto, foi desenvolvido um plano de capacitação e desenvolvimento para cada uma dessas competências”, declarou o Pró-Reitor Saulo Martins.
Prof. Saulo, informou ainda que: “Será um curso executado na metodologia semipresencial, com carga horária de atividades presenciais e acompanhamento através do nosso Ambiente Virtual de Atividades com a metodologia da Educação a Distancia (EaD)”.
Para o Prof. Dr. José Samuel de Miranda Melo Junior, um dos ministrantes do curso: “Esse é um curso de capacitação. É um programa de desenvolvimento de Gestores Acadêmicos, onde o objetivo é retratar aos coordenadores dos cursos uma visão de Gestão, uma visão focada na Ciência e na Arte da Administração. O curso, que durará todo o ano de 2015, foi iniciado no dia 27/01, com p módulo – Desmistificando a administração”.
O Prof. Dr. Samuel Melo Junior acrescenta ainda que “Nós estamos discutindo, nesse primeiro módulo, que a Administração não se dá somente no senso comum, ela se dá de forma científica e na arte de administrar. Logo, nós estamos realizando com os coordenadores essa sensibilização no sentido de que eles tenham a consciência de que eles trabalham voltados para duas vertentes: a de resultado e a acadêmica”.
O professor agradeceu a oportunidade e falou da motivação da turma: “Agradeço a Universidade Ceuma pela oportunidade e enfatizo que estamos muito motivados. Há uma afirmativa que diz o seguinte: só existe uma forma de se mudar o comportamento das pessoas – através do conhecimento”.
Para a coordenadora do Curso de Administração, Profª. Me. Aline Mendonça: “Este Programa servirá para promover o desenvolvimento dos coordenadores de curso no sentido de conhecer a Gestão, de promover o conhecimento e as ferramentas de Administração para promover resultados na coordenação de cada curso”, declarou.
Carlos César Ronchi, mestre em Administração e professor do Curso de Administração, um dos idealizadores do Programa de Desenvolvimento de Gestores, falou sobre a importância do evento. “Esse treinamento é um momento ímpar na Instituição para repensar o papel dos gestores, dos coordenadores de curso, a partir da perspectiva e das dimensões da Administração. Ele tem um papel fundamental, porque coloca todos os coordenadores com possibilidade de discutir as suas inquietudes, suas necessidades e, a partir daí, criar planejamentos e mecanismos para melhorar o processo de gestão dos cursos. Por isso, creio que seja uma oportunidade ímpar para quem está fazendo esse curso”, disse.