Calouros de Medicina recebem boas-vindas em aula inaugural
Calouros de Medicina recebem boas-vindas em aula inaugural
A coordenadoria do curso de Medicina da Universidade Ceuma realizou, na manhã da última sexta-feira (30), a aula de boas-vindas aos calouros do primeiro semestre de 2015. O evento ocorreu na Sala de Humanização Dr. João Bacelar Portela na Unidade Renascença, contando com a presença de pais, amigos e familiares, além do Reitor da Universidade Ceuma, Prof. Marcos Barros e o representante do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), Dr. Francisco Amazonas Melo.
O Reitor da Instituição, Prof. Marcos Barros, disse aos presentes sobre o orgulho de ter estudado e se formado na Universidade Ceuma. “Sempre digo com muito orgulho que fui formado nessa instituição e que trabalho há 17 anos aqui. É um prazer muito grande estar recebendo vocês nesse primeiro momento. Afirmo-lhes que entre as escolhas de vocês, vocês fizeram a melhor que poderiam”.
O reitor também discorreu sobre a importância de se dedicar aos estudos. “O mercado lá fora requer os melhores alunos e vocês são. Aqui é uma indústria do conhecimento. Vocês são a matéria-prima. Nós vamos transformar vocês e vamos entregá-los para o mercado e o mercado está dando excelente resultados hoje em dia. Queremos formar os melhores profissionais sempre, para que nossa instituição cresça cada vez mais com qualidade e com seriedade, que é o que a gente vem fazendo”, destacou.
Com o objetivo de fazer com que os alunos sintam o formato do método e dos conteúdos curriculares na sua relação com os desafios que terão pela frente nos próximos anos de estudo, a primeira aula foi ministrada pelo coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Ivan Figueiredo. O docente discorreu sobre a história e os avanços da Medicina e sobre o método Aprendizagem a base de problemas (Problem-Based Learning – PBL). Nesse método o aluno é um sujeito ativo na produção do seu conhecimento e os professores atuam como tutores que são orientadores desse processo de ensino aprendizagem e suas peculiaridades.
“A gente recebe os novos estudantes do curso de Medicina com uma consciência muito profunda da responsabilidade que temos com a formação de profissionais que sejam competentes tecnicamente e humanizados nas relações. Sabemos que há uma oportunidade muito grande, um impacto positivo na vida desses estudantes e espera-se poder usar toda estrutura que o curso dispõe e o conhecimento e o procedimento, exemplo de nós, professores, como inspiradores na vida desses alunos nessa longa jornada que estão começando agora”, explicou o coordenador.
Representando o Conselho de Medicina do Maranhão, o médico Francisco Amazonas Melo destacou que é um momento marcante na vida dos futuros médicos. “É um dia que fica gravado não só para os alunos, mas também para a Instituição. Esperamos que esses novos médicos sejam realmente, no final deste curso, médicos capacitados para exercer a Medicina de maneira não só excelente como a medicina humana”.
“Nós estamos aqui vivendo na aula inaugural, momentos de muitas expectativas dos alunos, seus pais e familiares. Também nossa como docentes que recebem com alegria e entusiasmo essa turma de 2015.1”, declarou a coordenadora adjunta do curso de Medicina e professora do curso de Bioquímica da Instituição, Prof.ª Claudia Zeneida Gomes Parente Alves Lima.
Miracelma Monroi, mãe da caloura Natália Monroi, afirma que o sentimento é de orgulho. “A gente começa esse trabalho desde os três anos de idade, educando, acompanhando, e quando chega esse momento, é muito gratificante. Sinto-me muito orgulhosa e espero que a Natália aproveite muito o curso. Eu tenho certeza de que é um curso excelente e que a Universidade vai oferecer todos os subsídios necessários para a sua formação”.
A aluna Beatriz Servin diz estar feliz com o início da graduação e espera aprender muito e ser uma boa médica. Afinal, essa é a profissão que sempre quis se formar. Já Carolina Almeida Silva Baluz afirma que é o começo da realização de um sonho. “O Ceuma é uma Universidade de qualidade e dá todo o suporte para o aluno exercer o que gosta”.
Elimar Figueiredo de Almeida Silva, avó da caloura Carolina Baluz, declarou estar muito emocionada com o momento. “Estou muito feliz! É como se fosse uma realização pessoal, já que na idade dela eu queria fazer Medicina e acabei fazendo Direito”, disse.