Universidade Ceuma Recebe Pesquisadora do Instituto Holandês de Ecologia
Universidade Ceuma Recebe Pesquisadora do Instituto Holandês de Ecologia
A Universidade Ceuma recebeu no dia 10 de fevereiro, a visita da pesquisadora Eiko E. Kuramae, agrônoma, mestra em Biologia Molecular e doutora em Genética, como Professora Visitante Especial pela CAPES – Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior. Atualmente a Drª Eiko é cientista do Instituto Holandês de Ecologia (NIOO/KNAW – https://nioo.knaw.nl/nl/employees/eiko-kuramae).
“Estou na Universidade Ceuma como professora visitante especial, desenvolvendo um projeto de pesquisa que tem como objetivo realizar o levantamento da diversidade dos microrganismos dos solos de diferentes usos na terra, aqui da região do Maranhão”, disse a pesquisadora.
A pesquisa realizada pela Drª Kuramae consiste em fazer um levantamento da diversidade dos microrganismos, bem como entender a interação entre os mesmos na funcionalidade do solo e ecossistema.
“É uma oportunidade muito grande. Esta troca de pesquisadores, este intercambio é importante, não somente pelo conhecimento das técnicas moleculares e transferência de conhecimentos, mais por abrir portas para colaborações futuras”, declarou a Drª. Kuramae.
A pesquisadora disse ainda que, “Neste programa eu recebo alunos de doutorado do Brasil, no meu instituto na Holanda, para treina-los nesta área de metagenômica e bioinformática para que quando retornarem ao Brasil, possam transferir os conhecimentos então adquiridos para a comunidade cientifica local”.
Segundo o Prof. Flávio Henrique Reis Moraes, doutor em Agronomia e professor exclusivo da Universidade Ceuma, do curso de Engenharia Ambiental, e responsável pelo projeto na Instituição, “Esta é a segunda visita da Drª. Eiko, e é “fruto” de um projeto que iniciou aqui na IES, com o objetivo de estudar a “Diversidade Microbiana de solos entre os diferentes Sistemas Ecológicos do Maranhão”. Atualmente esta pesquisa faz parte de um macroprojeto em parceria com o do Dr. Christoph Gehring do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da UEMA”.
“Para o Ceuma é superimportante esta parceria com a Drª. Eiko Kuramae, porque as instituições fomentadoras de pesquisa exigem que os pesquisadores estejam reunidos em rede, não só da sua instituição, como de outras instituições, devido a este intercambio acelerar o desenvolvimento das pesquisas e aperfeiçoar os recursos”, declarou o Prof. Dr. Fabricio Brito Silva, responsável pela organização do NEP – Núcleo de Pesquisas das Engenharias, na Universidade Ceuma.