Acadêmicos de Biomedicina realizarão Projeto de Doação de Sangue
Acadêmicos de Biomedicina realizarão Projeto de Doação de Sangue
A Liga Acadêmica de Biomedicina em Hematologia – LABHEM, da Universidade Ceuma, através da coordenadoria do curso de Biomedicina, preocupados com a falta de doadores e da crescente demanda de pacientes que necessitam dos procedimentos relacionados à transfusão sanguínea, estão realizando um Projeto de Doação de Sangue.
O projeto tem como objetivo colaborar com o Centro de Hematologia do Maranhão – HEMOMAR, promovendo o aumento do estoque das bolsas de sangue e informar a população a respeito da importância da doação.
A ocasião será divida em três etapas: a primeira será a realização do Cadastro de Doadores que acontecerá entre os dias 1 a 17 de abril. Terá por finalidade ordenar os pré-requisitos, com base em dados informativos padronizados.
Na segunda etapa, no dia 05 de maio das 15h às 17h, no Auditório Expedito Bacellar, haverá palestras com as temáticas: O sangue como instrumento terapêutico; Bancos de Sangue; Doação de Sangue e Medula Óssea.
Já na última etapa acontecerá a coleta de sangue será realizada por profissionais qualificados da HEMOMAR através da Unidade Móvel, que estará situada no estacionamento do Campus Renascença, das 09h as 16h, onde transportará técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos dispostos a dar instruções adequadas e realizar os procedimentos durante a doação.
O coordenador do curso de biomedicina e orientador Prof. Wallace Borges Pachêco, destacou a importância da doação de sangue “O valor solidário é importante, tem que pensar que você pode precisar desse sangue, que muitos necessitam. Não custa nada doar, até por que esse sangue vai ser reposto facilmente e só trás benefícios”.