Curso de Fonoaudiologia inaugurou Liga Acadêmica
Curso de Fonoaudiologia inaugurou Liga Acadêmica
No dia 29 de maio, no Salão Nobre da Biblioteca da Universidade Ceuma, foi inaugurada a Liga de Fonoaudiologia, onde foram apresentados os seus principais objetivos.
O objetivo da liga é trazer crescimento para os alunos em nível de conhecimento, já que estes têm muito da parte teórica e prática, além de levar para a sociedade mais informação e atuações na área de audiologia.
Para fazer parte, é necessário cursar a partir do 4° período, onde a pré-seleção se dá através do interesse do aluno, pelo histórico escolar ou através de uma prova.
Durante o evento esteve presente a Profa. Esp. Bernadete de Luz Queiroz Brito, médica do trabalho do Centro Estadual de Referência ao Trabalhador. No evento ministrou a palestra “Protocolo da perda auditiva induzida pelo ruído”.
A Profa. Bernadete de Luz Queiroz Brito ressaltou a importância do assunto: “O protocolo é do ministério da saúde, que objetiva as diretrizes, o fluxo e notificação, desse agrave do trabalhador. É importante despertar para isso, pois as notificações de perdas auditivas aqui no Maranhão, é zero, e como ninguém notifica precisamos conscientizar que as ações com relação a esse agrave, devem ser tomadas de forma efetiva para podermos conhecer essa realidade”.
A Profa. Esp. Adriana Maria de Carvalho, do Centro de Saúde do Trabalhador, abordou o tema ruídos “O objetivo foi mostrar um pouco do que está acontecendo hoje com relação a poluição sonora, para que as pessoas comecem a ter um cuidado maior com relação a isso, principalmente quem é conhecedor para tentar conscientizar as pessoas em relação a essa questão que está acontecendo hoje em nível nacional e internacional”.
O Prof da Instituição, Sérgio Silva que ministra a disciplina de Física Acústica para o curso de Fonoaudiologia, falou sobre a importância dessa parceria para os alunos da área. “Como a liga acadêmica trata sobre o som, a gente vem trabalhando a um bom tempo com a disciplina de Física Acústica dentro do curso. A ideia é que possamos dar suporte não só no conhecimento da área da saúde, mas também dentro de uma área técnica que está trabalhando paralelamente ao curso”.
A Presidenta da Liga, Profa Me. Érica Alessandra Caldas, aproveitou a oportunidade para agradecer. Disse: “Agradeço a Universidade Ceuma que está sempre nos dando apoio e aos nossos alunos que tiveram interesse, buscaram e hoje estão iniciando a liga”.