Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

19 de junho de 2015, 21:13 - Por Conteudo Digital

“Mutirão Humanitário da Saúde: rumo a Belágua-MA”

“Mutirão Humanitário da Saúde: rumo a Belágua-MA”

Os alunos formandos do Curso de Enfermagem da Universidade Ceuma tiveram a iniciativa de realizar uma grande ação social no município de Belágua-MA,  com o tema “Mutirão Humanitário da Saúde: rumo a Belágua-MA”, o objetivo foi atender às necessidades daquela população e áreas adjacentes. Além de promover assistência em saúde, orientar a população quanto à medidas preventivas e realizar as intervenções de saúde viáveis na comunidade como um todo.

O “Mutirão Humanitário da Saúde: rumo a Belágua-MA”  foi realizado no dia 23 de maio de 2015. O local  foi uma escola no povoado Deserto I localizado no município de Belágua. O acesso a esse povoado se dá somente por meio de veículos traçados e as estradas são estreitas e de difícil acesso. Participaram da ação 35 pessoas, incluindo alunos de diferentes períodos do Curso de Enfermagem, assim como outros profissionais voluntários.

Durante a ação social foram realizados de 123 atendimentos, sendo 52 com adultos e 71 crianças. Além disso, foram realizadas nove exames de Citologias oncóticas (preventivos) em mulheres da região e proximidades. Durante a realização do exame, além do levantamento do histórico das pacientes, foi realizada a avaliação das mamas, bem como foram orientadas quanto à realização do autoexame. Após a coleta do preventivo, houve  orientações gerais de higiene e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) com distribuição de preservativos. O material coletado foi entregue no ambulatório da Universidade Ceuma para serem analisados.

Houve, ainda, consultas de Enfermagem ao adulto, idoso, mulher, criança e adolescente, nas quais foram avaliadas as condições gerais dos indivíduos e realizadas orientações gerais de Enfermagem, como: verificação de pressão arterial, glicemia capilar, verificação de peso e altura, cálculo de IMC e orientações quanto à alimentação e atividades físicas. Orientou-se ainda quanto à higiene pessoal e cuidados gerais com limpeza corporal e do ambiente. Ressaltou-se ainda a importância de ferver a água antes de consumir ou uso de filtros de barro, uma vez que a água do local não é tratada.

Foi disponibilizada pela Unidade Mista do município de Belágua uma equipe de imunização, que realizou atualização da vacinação em todas as faixas etárias.

No atendimento às crianças foi aplicado flúor, com orientações quanto à higiene bucal, administração de medicamentos antiparasitários para tratamento de verminoses. Realizaram-se, ainda, atividades lúdicas com as crianças em dinâmica de jogos e distribuição de brinquedos e lanches.

Além dos atendimentos realizados, foram distribuídos 100 cestas básicas para as famílias mais carentes, segundo indicação dos agentes comunitários de saúde. Foram entregues ainda três latas de leite para cada família com crianças, tanto dentro do povoado Deserto I quanto em alguns outros povoados, e distribuição de roupas e calçados.

A Ação Social teve a contribuição de alguns medicamentos doados por profissionais do Conselho Regional de Enfermagem.

Para a aluna do 8° eríodo, Valéria Soares, “Sem dúvidas as pessoas que mais ganharam com essa experiência não foram aquelas pessoas necessitadas, más, sim nós, pois tivemos a oportunidade de fazer o bem e ajudar o próximo,  não há dinheiro no mundo que pague essa experiência”, disse.

A aluna Gracilene Andrade do 7º período, disse que: “Para mim foi uma experiência inesquecível. Depois dessa ação passei a valorizar as pequenas coisas da vida. Ao invés de reclamar, passei a agradecer mais, as vezes, reclamamos tanto e esquecemos que existem pessoas que não têm o básico para viver com dignidade, como alimentação e moradia. Foi uma grande lição”.

A coordenadora do Curso de Enfermagem, Profª Francisca Maria Ferreira Noronha, agradeceu o enpemho de todos na realização da Ação Social,” A Coordenadoria agradece e parabeniza a todos os alunos e professores envolvidos nesse grande evento solidário e de responsabilidade social do Curso de Enfermagem. Percebemos a imensa dedicação de todos no planejamento e organização dessa grande ação social.  Os alunos estavam imbuídos desse sentimento de solidariedade, de doação ao próximo e desprendimento. Conseguiram arrecadar alimentos, roupas, calçados, medicamentos, entre outros, proporcionando assistência, alegria e felicidade aqueles menos favorecidos”.