Papete lança livro e doa à Universidade Ceuma
Papete lança livro e doa à Universidade Ceuma
Músico, Percursionista, Compositor, Intérprete, Pesquisador e Coordenador do Projeto “Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão”, José de Ribamar Viana, mais conhecido como Papete, veio à Universidade Ceuma no dia 12 de junho veio entregar, na Biblioteca Presidente José Sarney, seu novo trabalho que conta as histórias mais prazerosas e divertidas de cantores do Bumba Meu Boi.
O objetivo foi contribuir para que a Universidade Ceuma tenha um produto relevante na área da Pesquisa. Não só no conhecimento da nossa cultura, mas podendo servir de fonte para trabalhos de monografia, pós-graduação ou até trabalho de mestrado na área da Antropologia, Sociologia, Arte, Música e Cultura Popular.
O trabalho foi produzido pelo próprio Papete e por uma equipe que montou. Ficaram 2 anos visitando os municípios e entrevistando todos os cantadores possíveis. De 70 foram entrevistados 36, dos quais 34 estão no livro.
Papete afirma que foram muitos fatos marcantes durante a pesquisa, mas o que marcou mais sua vida foi que os fatos foram um pouco tristes “Pudemos perceber que a maioria deles está doente. Alguns estão falecendo por infarto, AVC, diabetes, que são doenças que assolam esse universo da nossa cultura popular. Mas é para isso que existe o livro, para salvar guardar a história da vida dessas pessoas enquanto eles estão vivos, e mesmo que não estejam mais, as histórias foram contadas pelos seus descendentes, viúvas, filhos, netos”.
O livro conta com 5 DVDs para os leitores poderem assisti aos cantores, contando suas histórias de vida desde o nascimento, passando por tudo que viveram. Sendo que 1 contém 63 músicas cantadas por eles, inclusive pelo próprio Papete.
Um dos objetivos também foi a distribuição gratuita dos livros na Universidade Ceuma. Segundo Papete, a Instituição não poderia ficar de fora pela sua importância. “visto a grandiosidade que a Universidade tem, e a quantidade de alunos nos cursos de licenciatura, mestrado, doutorado, eu acho que o livro é bem pertinente para estar incluso nessa biblioteca”, disse.