Abertura do Projeto Ver-Sus São Luis 2015
Abertura do Projeto Ver-Sus São Luis 2015
Aconteceu nesta quinta-feira, 16, no Campus renascença da Universidade Ceuma, na Sala de Humanização Prof. Dr. João Bacelar Portela, o VER-SUS São Luís, um projeto do Ministério da Saúde, que acontece desde 2003, focado na formação de trabalhadores para o SUS. O VER-SUS prosseguirá até o dia 23.
O objetivo do projeto é aproximar estudantes universitários do cotidiano dos profissionais da saúde, gestores e usuários do Sistema, proporcionando encontros que não só qualificam o processo formativo dos alunos como também favorecem a reflexão dos trabalhadores sobre suas práticas e saberes.
Os participantes farão aproximações e reflexões sobre o SUS no município de São Luís, visitando Unidade Básica de Saúde, Hospitais de Alta Complexidade, Caps, Cras, Creas, entre outros. A iniciativa, que acontece em todo o território nacional, alcançou grande êxito em São Luís devido à ativa participação dos estudantes da Comissão Organizadora e profissionais da saúde. A vivência está sendo organizada por discentes e docentes dos Cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia da Universidade Ceuma e Universidade Federal do Maranhão e Secretaria Executiva do VER-SUS/Brasil.
Elane Carvalho, acadêmica de Enfermagem da Universidade Ceuma, membro da Comissão Organizadora desde 2014, falou sobre a expectativa do momento, “Chegou o dia mais esperado. O momento de vivenciar o Sistema Único de Saúde nos seus diversos contextos. Refletir, pensar alternativas e construir coletivamente o saber. Em nome da comissão organizadora, desejo a todos uma vivência bastante proveitosa, com muita discussão e aprendizado. E que todos possam tornar-se atores ativos na luta e construção de uma saúde integral para todos no Estado do Maranhão e no Brasil”.
A aluna Debora Bastos Martins, que cursa o 7° período do Curso de Enfermagem na Universidade Ceuma declarou que: “É uma oportunidade para conhecermos mais de perto o nosso Sistema Único de Saúde. Neste encontro aprendemos a tomar contato e ver como realmente é o SUS. Aprendendo estes aspectos, eu quando for enfermeira poderei prestar melhores serviços à população”.