Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

30 de julho de 2015, 15:16 - Por Conteudo Digital

Professor da Universidade Ceuma participou da comemoração dos 120 anos da descoberta dos Raios-X

Professor da Universidade Ceuma participou da comemoração dos 120 anos da descoberta dos Raios-X

Dr. Bastoss

O médico radiologista, José Manuel Ribeiro Basto.

O radiologista e professor da Universidade Ceuma, Dr. José Manuel Ribeiro Bastos, participou no mês de julho em Barcelona, na Espanha, da homenagem aos 120 anos do descobrimento dos Raios-X, pelo físico Wilhelm Conrad Roentgen. Prof. José Manuel Ribeiro Bastos participou do evento como membro do Colégio Brasileiro de Radiologia.

Dr. Bastos disse do motivo do convite pelo CBR e relembrou um pouco da história da Radiologia no Maranhão. “Como eu fui presidente da Sociedade Maranhense de Radiologia  de 1986 a 1990, escrevi sobre a Radiologia no Estado do Maranhão, e Dr. Sidnei Almeida, na época o presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia, juntou os escritos dos 26 Estados brasileiros, já que na época não tínhamos Tocantins, e formatou um livro da “Radiologia Brasileira”.

A homenagem  que aconteceu em Barcelona foi um merecido reconhecimento e agradecimento que o Colégio Brasileiro de Radiologia prestou ao fundador e descobridor do Raio-X. À comemoração compareceram 16 profissionais da Radiologia maranhense, todos membros do CBR.

Prof. Bastos disse da emoção da viagem “Foi um encontro maravilhoso, nós conhecemos familiares do descobridor dos Raios-X, inclusive ele tem um neto que é físico, e continua desempenhando as tarefas do avô. Foi muito emocionante! Foi um momento em que nós valorizamos a História; então, ali nós estávamos agradecendo a um grande homem que na época se dedicou de corpo e alma à descoberta dos Raios-X, e que gerou hoje a Radiologia”, ressaltou o médico.

“Lembrar que no meu caso que sou Radiologista, há 41 anos, lembrar que a Radiologia do Maranhão teve como primeiro aparelho de Raios-X específico que veio para o Maranhão, foi no ano de 1949, trazido por um médico português, Dr. Anibal de Pádua, que residia nas proximidades da Igreja da Sé. Ele instalou esse aparelho e ali começou a trabalhar com radiação ionizante. E três anos depois, o Dr. Expedito Bacellar junto com Lourival Bogéa fundaram o Instituto de Radiologia de São Luís, no dia 2 de dezembro de 1952, e está em atividade até hoje”.