Professores do Curso de Engenharia Ambiental aprovam projeto na FAPEMA
Professores do Curso de Engenharia Ambiental aprovam projeto na FAPEMA
Professores do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma tiveram projeto de pesquisa aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA).
O projeto apresenta o tema “Compósito cerâmico SiO2/Cgrafite/nSm2O3 como sensor eletroquímico de agrotóxicos em amostras ambientais”. A proposta visa equipar e integrar o Grupo de Gestão e Qualidade Ambiental reforçando os estudos de compósitos cerâmicos, como uma nova geração de sensores eletroquímicos e dispositivos adsorventes seletivos. Neste projeto, trabalharemos com materiais sintetizados com nanopartículas e também, elementos chamados de terra rara.
Segundo o coordenador da pesquisa, Prof. Dr. Paulo Cesar Mendes Villis, do Curso de Engenharia Ambiental, “A principal motivação para o desenvolvimento deste projeto baseou-se no desenvolvimento de sensores eletroquímicos, utilizando como referencias estas moléculas poluentes (resíduos de agrotóxicos e subprodutos), coletadas em amostras provenientes de áreas agrícolas, localizadas na Baixada Maranhense (BM), na Região Norte do Estado do Maranhão/MA”, afirmou.
O Prof. Dr. Paulo Villis explicou a importância deste projeto de pesquisa para a Universidade Ceuma. “A pesquisa é a grande alavanca precursora nas instituições de Ensino Superior. A importância do projeto está na produção científica e no fortalecimento do Grupo de Pesquisa “Gestão e Qualidade Ambiental”, do curso de Engenharia Ambiental e, concomitantemente, o prestígio e a visibilidade do grupo e da pesquisa na instituição, no seu objetivo primeiro: Ensino, Pesquisa e Extensão”.
Sob a coordenação do proponente, Prof. Dr. Paulo Cesar Mendes Villis e co-orientação do Prof. Dr. Flávio Henrique Reis Moraes, a execução desse projeto resultará em colaborações científicas tanto interdisciplinares, quanto entre Instituições, como a UFMA e a UFRGS.