Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

31 de julho de 2015, 17:40 - Por Conteudo Digital

Aula inaugural do Curso de Medicina emocionou alunos e seus familiares

Aula inaugural do Curso de Medicina emocionou alunos e seus familiares

Alunos e familiares lotaram a Sala de Humanização

Muita emoção e sentimento de sonho realizado foi o que aconteceu hoje, 31 de julho, na Sala Dr. João Bacelar Protela, a aula inaugural do segundo semestre de 2015 do Curso de Medicina. Cinquenta jovens acompanhados de familiares, lotaram o recinto e assistiram a palestra do médico e professor Vinicius José da Silva Nina.

O coordenador do Curso, Prof. Dr. Ivan Figueiredo deu boas vindas aos presentes.

Estava presentes o coordenador do Curso de Medicina Prof. Dr. Ivan de Abreu Figueiredo, o coordenador adjunto, Prof. Ricardo Porto e a Profa. Cláudia Zeneida Gomes Alves Lima, coordenadora do 1° período do Curso de Medicina.

Dr. Ivan Figueiredo falou do significado da aula inaugural. “A aula inaugural foi de um significado especial para nós, por que foi dada por um professor que contribuiu para o curso desde a sua fundação. Estamos muito felizes por ter começado essa turma do 1° período com essa lição de humanização da Medicina. O Curso de Medicina está de parabéns por ter tido o privilégio de receber essa aula do Prof. Vinicius Nina, hoje”, disse.

Profa. Cláudia Zeneida Gomes Alves Lima, atual coordenadora do 1° período do Curso de Medicina.

A Profa. Cláudia Zeneida Gomes Alves Lima, atual coordenadora do 1° período do Curso de Medicina e coordenadora dos Laboratórios Morfofuncionais, recepcionou os alunos e explicou a todos o desenrolar do período. “Esse dia é muito marcante, tanto para nós que recebemos os alunos com entusiasmo e seus familiares. Nós coordenadores e professores, temos grande alegria em receber nossos novos alunos esses alunos, a gente dá as boas vindas à Universidade Ceuma, e torce e tem um compromisso de que seja uma experiência muito positiva para todos. Tanto para os alunos, seus familiares e nós professores. Pois essa relação é de aprendizagem mútua e continua, afirmou.

O palestrante Prof. Vinicius José da Silva Nina, falou sobre sua ida ao Nepal em missão humanitária.

“A palestra de hoje foi sobre “a força transformadora da Medicina em uma guerra sem inimigos”, estive no Nepal em uma missão humanitária para tratar as vitimas do terremoto”, disse o Prof. Vinicius Nina sobre a palestra ministrada. A palestra discorreu sobre sua experiência na Medicina humanitária,  para que os novos estudantes de Medicina possam conhecer um lado importante dessa Ciência da Saúde, que é levar ajuda a quem precisa ajuda sob uma forma mais ampla, não só do cuidado médico em si, mas de ensinamento de caridade, de benevolência, de humanização. De se importar com o outro”,  disse o palestrante Prof. Vinicius José da Silva Nina.

O palestrante acrescentou ainda que, “ Este tema foi para que os alunos vejam que a Medicina tem um significado muito mais amplo do que só esse ato terapêutico do dia a dia. Era essa a mensagem que eu queria transmitir para eles”. O Professor ressaltou ainda que, “Espero que os novos estudantes de Medicina possam contribuir com nosso povo, que é muito carente. É muito importante ter esse olhar humanitário para nossa população. Saber cuidar não só dos males físicos, mas também da alma; poder dar esse conforto, esse apoio aos nossos irmão maranhenses”, declarou.

O empresário, Sr. Pedro Fabricio Costa Rodrigues, pai do calouro Rodrigo Rodrigues .

O empresário, Sr. Pedro Fabricio Costa Rodrigues, pai do calouro Rodrigo Rodrigues disse da alegria de estar acompanhando o filho à aula inaugural. “É uma alegria imensurável para quem trabalhou a vida inteira e lutou para ver seu filho crescer e coloca-lo num bom caminho. Escolhi a Universidade Ceuma por ser a  mais conceituada do mercado, por ser a Universidade que nos traz segurança, que nos fortalece. Escolhi ainda por querer ver meu filho no melhor lugar, no melhor ambiente. A Universidade Ceuma é que preenche todos esses requisitos”, declarou.

A caloura, Ana Paula de Almeida Bacelar disse estar muito feliz com a vitória.

A caloura, Ana Paula de Almeida Bacelar , disse da emoção de estar ingressando no Curso de Medicina. “ É a realização de um sonho. É uma das primeiras conquistas da minha vida, que é uma parte muito importante pra mim, a vida profissional. E é muito bom finalmente conhecer todo mundo com quem vou compartilhar os próximos seis anos”. A aluna acrescentou ainda que: “ É muito bom saber que a estrutura da Universidade  Ceuma é tão boa quanto me contaram. Eu espero que seja o meu principal centro de formação como pessoa e como profissional. Tenho muitas expectativas em relação aos professores, pois só ouvi coisas boas sobre eles, sobre o método de ensino”.

A aluna Laura Brito, com a mãe, Sra. Helen Brito, o pai e a coordenadora do 1° período.

A mães da aluna Laura Brito, a Sra. Helen Brito, falou emocionada sobre o evento. “ Essa manhã foi maravilhosa. Foi abençoada por Deus. Os profissionais me deixaram encantadas com a Instituição, o critério da escolha da aula inaugural do Prof. Vinicius; a Profa. Zeneida com toda maestria pincelou tópicos que ela abordará ao longo do semestre, deixou-me extremamente segura e confiante como mãe. Vi a dinâmica que será abordada no Curso de Medicina, e fiquei encantada. Honestamente, até fiquei com vontade de cursar Mmedicina aqui na Universidade Ceuma”, declarou.