Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

11 de setembro de 2015, 12:01 - Por Conteudo Digital

Docentes do Curso de Odontologia realizam estágio em Universidade de Nova Iorque

Docentes do Curso de Odontologia realizam estágio em Universidade de Nova Iorque

Os Profs. Drs. Marco Paschoal e Letícia Machado ladeando a Profa. Simone, parceira no projeto.

Nos meses de julho a setembro de 2015 os professores do Curso de Odontologia da Universidade Ceuma, Prof. Dr. Marco Aurélio Paschoal e Profa. Dra. Leticia Machado Gonçalves, estão realizando estágio na Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova Iorque – EUA. O estágio é parte integrante do Edital APCINTER,  financiado pela FAPEMA e coordenado pelo professor Marco Aurélio, tendo como parceria a Profa. Dra. Simone Duarte, docente da faculdade americana.

Durante o estágio, os docentes têm fortalecido os laços acadêmicos entre a Instituição americana e a Universidade Ceuma, onde desenvolvem pesquisa com o tema Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana (TFDA), que se baseia no uso de corantes e luzes, já encontradas na prática odontológica e que servem para controlar o crescimento de microrganismos cariogênicos e, desta forma, constituir mais uma ferramenta alternativa para combater a cárie dentária.

O Prof. Marco Aurélio discorreu sobre as dificuldades de se controlar a cárie dentária, e a que se propõe a pesquisa. “Atualmente há diversas formas de controle da cárie dentária, entretanto, as tecnologias ou são caras ou inacessíveis à população, o que se pode verificar pelos ainda altos índices de cárie tanto no Maranhão, quanto no Continente Brasileiro. O nosso propósito é provar que o uso de corantes, como a eritrosina, associados a fontes de luz já encontradas no consultório (fotopolimerizadores) poderia ser mais um instrumento de controle da placa dentária. Embora ainda os estudos venham sendo realizados em laboratório, eles servem de base para uma futura aplicação na população. Além disso, ao se realizar esse estudo fora do Brasil, surgiu uma oportunidade de firmar essa parceria internacional e prover um futuro intercâmbio de alunos e docentes do curso de Odontologia”.