Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

22 de setembro de 2015, 14:09 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Curso de Engenharia Ambiental realiza lançamento de projeto socioambiental

Prof. Dr. Flávio Henrique Reis Moraes, coordenador do projeto.

O projeto “Educação ambiental associado a saberes locais como ferramenta para diminuir problemas ambientais em comunidades ribeirinhas”, é uma das atividades de extensão e popularização da Ciência e Tecnologia vinculadas ao Laboratório de Ciências do Ambiente (LACAM), do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma. Objetiva proporcionar o intercâmbio entre os saberes acadêmicos e os saberes tradicionais de estudantes locais. Este foi aprovado no edital Universidade de Todos Nós – UTN 005/2015, da FAPEMA, e conta com parcerias da PPG Agroecologia da UEMA, Prefeitura Municipal de Arari e a União de Moradores dos povoados Santa Inês, Macaquiçal e Estirão Grande.

De acordo com o coordenador do projeto, Prof. Dr. Flávio Henrique Reis Moraes, “já executamos ações de cunho sócio ambiental nas três comunidades ribeirinhas no município de Arari através de um macroprojeto intitulado ‘Semeando na Escola’, com apoio financeiro também da FAPEMA, através do edital TECS – Tecnologias Sociais”.

Segundo o coordenador, o UTN terá duração de quatro meses e envolve quatro bolsas de extensão, sendo três de estudantes da Universidade Ceuma e outra para um estudante da comunidade. Uma vez por mês, os estudantes das comunidades vão visitar as Instituições de ensino e pesquisa em São Luís.

 Para dar inicio às visitas nas instituições de ensino, no dia 23 de setembro, a partir das 9h, no Auditório Josué Montello, haverá a abertura de solenidade para receber os estudantes das comunidades. O evento acontecerá o dia todo e contará com uma programação diversificada para que os alunos possam conhecer melhor a Universidade, em especial os laboratórios vinculados às Engenharias. “A ideia dessa ação é mostrar para os alunos que existe um mundo de possibilidades além do que eles conhecem na região em que vivem. É uma integração da Universidade com grupos sócios em vulnerabilidade. Eles vivem na beira de rio, onde existem problemas ambientais já detectados, ausência de matas ciliares, assoreamento, sofrem com as enchentes. Então, esse é um projeto de popularização de Ciência e Tecnologia e vamos desenvolver ação cultual e ambiental”, relatou o coordenador do projeto, Prof. Dr. Flávio Moraes.

O Curso de Engenharia Ambiental convida toda a comunidade acadêmica para participar do primeiro encontro do projeto. Confira a programação do evento clicando aqui