Dia da Árvore
As árvores são aquelas que nos fornecem o bom ar, no dia, filtrando as impurezas. Dão-nos madeira, sombra e celulose que servem para suprir as nossas necessidades. O Dia da Árvore é comemorado em datas distintas em diversos países. Foi criado por coincidir com a chegada da primavera, época em que o florescimento é mais constante.
No Brasil, de acordo com o decreto federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, foi instituído em todo o território nacional. A festa anual das arvores, em substituição ao chamado, Dia da Árvore em Estados como Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio, Paraíba, Pernambuco, Alagoas; Sergipe e Bahia, Territórios federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia passaram a comemorar na última semana do mês de março. Enquanto em Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal comemora-se no dia 21 de setembro.
A Universidade Ceuma lembra que as árvores não servem apenas para embelezar um lugar: ajudam também a diminuir a poluição, melhoram a umidade do ar e evitam a erosão do solo. A árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão anciãs que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.