Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

24 de setembro de 2015, 15:34 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Curso de Enga. Ambiental recebeu crianças de projeto socioambiental

Trabalho escolar apresentado pelos alunos visitantes

Aconteceu no dia 23 de setembro, no Auditório Josué Montello, visita das crianças do projeto Semeando na Escola, que tem como objetivo sensibilizar os estudantes do ensino infantil, fundamental e médio, das comunidades ribeirinhas, sobre as questões de problemas ambientais no baixo Rio Mearim, no município de Arari.

O evento aconteceu durante todo o dia e contou com palestras, visita aos laboratórios das engenharias e uma apresentação feita pelos estudantes das comunidades, coordenado pelos professores da escola.

Segundo o coordenador do projeto, Prof. Dr. Flávio Moraes, o projeto nasceu há mais de um ano, “O projeto surgiu junto com um projeto maior, que é relacionado à quantificação de matas ciliares e quantificação de níveis de degradação. No projeto nós ensinamos a estes estudantes, preservação, conservação e recuperação de matas, principalmente as ciliares”, explicou.

O coordenador do projeto Rebax (Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense), Prof. Christoph Gehring da UEMA, ressaltou a importância da ocasião “Nossa estratégia de conservação e recuperação das matas ciliares, que é o objetivo principal do projeto Rebax, deve-se iniciar com a juventude, pois nosso futuro são eles. Nós temos muito que aprender com eles e, em troca, devolvemos para eles o conhecimento cientifico e sistemático, que é basicamente um grande experimento”, disse.

Para o coordenador do Curso de Engenharia Ambiental, Prof. Dr. Eduardo Henrique Costa Rodrigues, esse tipo de evento mostra outra face da questão ambiental, que é a parte social do meio ambiente. “Envolver comunidades ribeirinhas na restauração de ecossistemas, no caso o reflorestamento da mata ciliar, mostrará a aplicabilidade da questão ambiental para a sociedade. Esse é um projeto pioneiro do curso e se torna referencia para outros projetos, até mesmo da Instituição. Então, é um projeto que tem como área piloto outro município, ou seja: ele expressa que o curso de Engenharia Ambiental não se limita somente ao local onde ele ocorre, mas ele poderá estar atuando em áreas remotas”, ressaltou.