Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

1 de outubro de 2015, 16:53 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Discente da UniCeuma pesquisa usabilidade do celular na terceira idade

Grupo de idosos que fazem parte do grupo UniCeuma Sem Fronteiras.

A busca dos idosos pela atualização de seus conhecimentos está cada dia aumentando visando a utilização de novos produtos oferecidos pelo mercado tecnológico, já que esses produtos estão intimamente interligados com as atividades exercidas em nosso cotidiano. Pensando desta forma, a aluna Thielle Samai, do Curso de Sistemas e Tecnologia da Informação da Universidade Ceuma, sob orientação do Prof. Dr.Will Almeida e co-orientação da Profa. Me. Ivone Sauaia desenvolveu esta pesquisa.

O principal objetivo desta pesquisa foi analisar a usabilidade de aparelhos celulares utilizados pelos idosos que fazem parte do grupo UniCeuma Sem Fronteiras, para que assim, fosse possível verificar as dificuldades que estes usuários enfrentam constantemente ao utilizar tais recursos destes dispositivos.

Inicialmente houve uma apresentação abordando a proposta da pesquisa e de um posterior curso que se baseava na utilização dos aparelhos celulares, a fim de familiarizar estes idosos a seus recursos. Após esta etapa de atividades educacionais foram realizadas coleta de dados por meio de aplicação de questionários e testes práticos em celulares, com o objetivo de identificar as principais dificuldades que os idosos enfrentam ao utilizar seus aparelhos.

A aluna Thielle Samai e o orientador da pesquisa, Prof. Dr.Will Almeida.

A aluna Thielle Samai, acredita que a tecnologia cresce a cada dia, só que ela não está sendo desenvolvida com o pensamento no usuário da terceira idade, que tem algum tipo de dificuldade. “Eles tentam inserir-se dentro da sociedade digital, mas sofrem preconceito, principalmente pelo fato destes dispositivos não estarem preparados para atendê-los”.

Com base na análise dos dados coletados verificou-se que aproximadamente 44% dos participantes declaram que utilizam mais o celular para fins de relacionamentos entre família e amigos, que 19% utilizam para fins profissionais e 37 % utilizam somente para realizar ligações. Outra verificação importante residiu no fato de que a pesquisa demonstrou que quanto ao uso de celulares com telas touchscreen apenas 31 % dos entrevistados conseguem utilizá-los sem qualquer dificuldade, enquanto 38% destes conseguem utilizar com muita dificuldade, ou seja, depois de varias tentativas sozinhos e/ou sob orientação e finalmente os 31% restante informaram que não conseguem utilizar celulares com esse tipo de recursos de telas.

Assumindo que  população brasileira e mundial está apresentando uma maior expectativa de vida e, consequentemente, haverá maior  população de idosos, e paralelo a isso, existe um crescimento tecnológico (novos aparelhos celulares e da internet) que exclui inúmeras pessoas, como os usuários idosos. Então, a proposta é de familiarizá-los com estas tecnologias, tornando-as mais intuitivas, de fácil utilização e aprendizagem.

Verificou-se que o idoso mantém a habilidade de aprender, mesmo mais lento, principalmente quando se trata de interação cognitiva e física como nos aparelhos celulares. Em função decorrente da idade algumas atividades desempenhadas pelos idosos são comprometidas, uma vez que estes foram educados em uma época em que os eletrônicos eram menos presentes, menos complexos e sem sobrecarga de informações. Justificando o porquê da rejeição com relação a utilização desta tecnologia.