Dia da Consciência Negra
Para homenagear Zumbi dos Palmares, herói da resistência negra para o fim da escravidão no Brasil, morto em 20 de novembro de 1695, e ampliar os espaços de debates sobre questões raciais no país, a Lei 12.519/2011 instituiu o 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra.
Fruto de uma intensa articulação do Movimento Negro Brasileiro, a data é uma referência à reflexão sobre o papel dos negros para a construção do país. Temas como a inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, entre outros, são debatidos nesse dia.
A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para o reconhecimento da presença do negro na História do Brasil, pois seu povo colaborou para a formação política, social, gastronômica e religiosa do nosso país.
Nesta data, a Universidade Ceuma nos lembra da importância à raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do Brasil.