Alunos de Engenharia Elétrica desenvolveram projeto de Arduíno
Os alunos do 2° período do curso de Engenharia Elétrica, Leonam Rodrigues, Marcos Aurélio Morais, Eremilson Nascimento e Ezequiel Junior, orientados pelo prof. Dr. Nilson Santos Costa, desenvolveram um protótipo de aplicação do Arduino na Engenharia Elétrica que é um simulador de segurança em três níveis de um banco. No primeiro nível o sistema verifica a senha dos dois gerentes do banco e constata-se que são compatíveis. O primeiro acesso é realizado. No segundo nível, é verificada a biometria de ambos (leitura da digital); se forem usuários autorizados, a porta do banco será aberta. A terceira etapa, em fase de testes, é o acompanhamento dos movimentos por uma câmera de vídeo que gravar qualquer movimento no interior do caixa do banco e as envia ao setor de segurança via web, bem como envia alertas por e-mail dos movimentos capturados no caixa do banco.
Nesse projeto foi utilizada a plataforma do Arduino. “O Arduino foi desenvolvido para facilitar a prototipagem, não só de técnicos em eletrônica e programadores, mas também de pessoas comuns, que querem automatizar seus projetos mas não possuem muito conhecimento na área”, explicou o orientador, Prof. Dr. Nilson Costa
O Arduino é uma plataforma de desenvolvimento composta pelo Hardware (Arduino uno, mega uno, duemilanove, etc) e uma IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) onde se pode escrever o código em linguagem C/C++ e a própria IDE fará o processo de compilação e transferência do código do seu PC para o microcontrolador Atmega, o que torna todo o processo de programação e prototipagem muito mais rápido.