Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

29 de janeiro de 2016, 15:16 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Docente do Curso de Engenhara Civil publica artigo em revista nacional 

O Prof. Dr. Glauber Cruz, docente da Universidade Ceuma e coordenador adjunto do curso de Engenharia Civil, apresentou, no ano passado na cidade de Belém (PA), no 14º Congresso Internacional de Engenharia e Ciências Térmicas, o artigo científico intitulado “Avaliação do Processo de Combustão de Amostras de Casca de Café em um Forno Tubular em Queda Livre (DTF)”, em tradução livre.

“O artigo foi escolhido como um dos melhores trabalhos apresentados no evento e, consequentemente, deu direito à publicação na Revista Brasileira de Engenharia Térmica. Na verdade, também fui convidado para contribuir com um artigo para fechar a última edição de 2015 da revista. O artigo ainda recebeu destaque, na capa da revista, em suas versões eletrônica e impressa”, declarou o Prof. Dr. Glauber Cruz.

O trabalho relata como a indústria cafeeira brasileira, entre as diversas culturas agrícolas do nosso país, apresenta uma grande participação no mercado econômico nacional, devido a sua produção em larga escala e pelo seu produto ser muito apreciado, agradando aos paladares mais exigentes tanto do Brasil quanto de vários países do mundo.

Contudo, essa cultura, após o beneficiamento de seus grãos, gera resíduos, como as cascas, que são descartadas de forma incorreta e em locais impróprios, as quais podem causar doenças ou mesmo são queimadas, no próprio campo em locais abertos, gerando os gases de efeito estufa, ocasionando danos à saúde humana, de animais e plantas.

Glauber Cruz ainda explica: “Dentro do contexto apresentado, este artigo propõe uma alternativa promissora e um destino adequado, que é a utilização dos resíduos da indústria cafeeira para a geração de calor e energia por meio de processos térmicos, como a combustão convencional, a qual utiliza o oxigênio como agente oxidante na queima das biomassas com expressiva redução de agentes poluentes em uma câmara de combustão, denominada de Forno Tubular em Queda Livre. Esse forno foi desenvolvido pelo nosso grupo de pesquisa, durante o meu Doutorado na Universidade de São Paulo (USP)”.