Discentes do UniCeuma executam projeto de extensão no PS de Pirapora
Todas as quartas-feiras. pela manhã, na unidade de Saúde da Família Pirapora, São Luís, MA, os alunos Hannah Catalina Gomes Machado, Costa, Carolina Costa Do Nascimento, Joyce Luise Sabá Assunção, Emerson Dos Santos Diniz, Denise Carvalho Torres, Alisson Sousa Santos ,Kelyanne Dos Santos Pinho alunos de graduação, coordenados pela profa. Dra. Maria Cláudia Gonçalves e a enfermeira, profa. Laura Rosa, atendem pacientes com dor crônica, principalmente as dores musculoesqueléticas (relacionadaS aos músculos, ligamentos e ossos), cervicalgias, cefaleias e dores orofaciais (principalmente a disfunção temporomandibular). Essas doenças em sua grande maioria causam dores crônicas e representam sofrimento continuo aos seus pacientes.
Segundo a profa. Dra. Claudia Gonçalves, a maior preocupação com a dor crônica está no fato de que ela é muito mais difícil de ser tratar, em comparação as dores agudas. “Uma vez que a dor crônica promove mudanças anatômicas e comportamentais no indivíduo, reduzindo-lhes drasticamente a qualidade de vida e, em muitos casos, levando a estados depressivos”, ressaltou.
O atendimento visa capacitar os pacientes com dor crônica de conhecimento sobre sua doença por meio de palestras ilustradas e interativas quando os participantes poderão tirar suas dúvidas e aprender sobre as dores crônicas e suas formas de tratamento; a importância de seguir corretamente o tratamento e orientações da equipe de saúde e não descontinuar nenhuma forma de tratamento sem discussão prévia com o profissional pertinente; bem como formas de enfrentamento, atitudes ativas e positivas perante a dor crônica.
Além das palestras é oferecido um minicurso ministrado pelos alunos do curso de Fisioterapia sobre a supervisão da profa Claudia Gonçalves. Nele são ensinados, na prática, técnica e exercícios de relaxamento para o automanejo da dor crônica os quais possam ser realizados em casa pelo próprio paciente sem supervisão de um profissional fisioterapeuta. O minicurso contempla alongamentos, massoterapia, exercícios de respiração e uso de frio e calor, para ajudar no alívio das dores crônicas.
O grupo de pesquisadores espera como resultados deste estudo que as pessoas empoderem-se de conhecimento sobre sua condição e aprendam como se autocuidar de forma correta e segura, promovendo assim alívio das dores e mudanças de hábito.