Capela Ecumênica da UniCeuma celebrou a Semana de Oração
Reunindo representantes das Igrejas Católica Romana, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Evangélica de Confissão Luterana e Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, realizou-se no último dia 14 de maio, na Capela Ecumênica da Universidade Ceuma, campus Renascença, a celebração ecumênica que marcou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – SOUC 2016, promovida nacionalmente pelo CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil e, em São Luís, organizada pela CEM – Conselho Ecumênico do Maranhão.
Sendo a única Instituição de Ensino Superior que oferece um espaço religioso democrático para a comunidade acadêmica, formada por colaboradores, docentes e estudantes dos mais diversificados credos, a Universidade Ceuma foi espaço de oração comum das diversas Igrejas por paz e justiça social.
Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Semana de Oração pela Unidade Cristã acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.
No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.
No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos Estados.